Exibida em horário nobre pela TV Globo, um comercial que mostra dois casais homossexuais se beijando foi denunciado ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O Grupo Dignidade, que coordena a campanha, foi notificado a apresentar sua defesa em um prazo de cinco dias.
(Agência Aids, 30/10/2016 – acesse no site de origem)
A propaganda chama-se “Eu odeio berinjelas”. No vídeo (assista abaixo), criado pela agência OpusMúltipla especialmente para a ONG, a sogra oferece ao genro, durante um jantar, um prato que contém berinjela. O jovem começa a imaginar uma série de “crueldades” contra o ingrediente (afogar, esfaquear, pisotear, explodir), mas, ao final da reflexão, só responde: “Não, obrigado”. Na cena seguinte, dois casais gays se cumprimentam com um “selinho” em um restaurante, enquanto o locutor diz: “Com orientação sexual é a mesma coisa: você pode discordar, mas tem que respeitar”.
A reclamação foi remetida ao Conar em 14 de outubro. Segundo a queixa, o comercial “é uma forma de fazer lavagem cerebral em crianças”. A reclamante ainda afirma que o vídeo “transparece que as pessoas são agressivas somente pelo fato de não achar correto ser homossexual”. Ela diz, também, que os LGBT “pedem respeito, mas esquecem de respeitar outras pessoas” e que o ideal seriam “comerciais que estimulem crianças a se tornarem pessoas de bem”.
O diretor executivo do Grupo Dignidade, Toni Reis, afirma que “o comercial não ofende a dignidade de ninguém, apenas pede respeito à orientação sexual, tendo em vista os altos índices de violências e discriminação contra pessoas LGBT no Brasil”. De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, uma equipe de 18 advogados já prepara o texto de defesa perante o Conar, que vai, então, avaliar se o comercial deve ou não ser retirado do ar.