Impeachment de Dilma é ‘grande perigo’ para os LGBT brasileiros, diz presidente da ABGLT

20 de abril, 2016

(HuffPost Brasil, 20/04/2016) Nesta quarta-feira (20), a Folha de S.Paulo informou que a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) vai denunciar o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A instituição, que reúne 308 organizações pró-LGBT, quer reforçar à comunidade internacional que o membro do PMDB é sinônimo de perigo para os direitos humanos no Brasil.

Caso o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) se concretize e o viceMichel Temer – do mesmo partido de Cunha – assumir o posto, os direitos dos LGBT brasileiros estarão sob grande perigo, pois o presidente da Câmara, hoje, é o terceiro na linha sucessória para a presidência do Brasil.

Em entrevista ao HuffPost Brasil, Carlos Magno Fonseca, presidente da ABGLT, explicou o propósito urgente da denúncia.

“A gente precisa dizer para o movimento internacional o que está acontecendo no País”, disse. “Quem está na presidência da Câmara dos Deputados não tem a mínima condição ética e de direitos humanos para ser protegido por um organismo internacional.”

Fonseca refere-se a um dos episódios de ousadia de Cunha, em fevereiro deste ano, quando o réu na Lava Jato disse estudar um pedido de proteção à Corte Europeia de Direitos Humanos por estar sendo “perseguido” no Brasil.

“A gente resolveu fazer um dossiê e divulgar para organizações internacionais, para dizer quem é Eduardo Cunha: uma pessoa super envolvida com corrupção, que tem uma trajetória de apresentar projetos como o do ‘Dia do Orgulho Hetero’ e tem atuado por meio de manobras e coação aos movimentos de direitos humanos”, disse Fonseca.

Para o presidente da ABGLT, o impeachment de Dilma é um “grande perigo” para os LGBT brasileiros.

“Vimos na sessão de domingo [dia 17] que a bancada evangélica fundamentalista, que tem as principais figuras contra os LGBT, apoia o impeachment. Eles saíram fortes desse processo. Cunha sendo vice, com certeza irá trazer retrocessos para os LGBT. A bancada fundamentalista homofóbica de apoio ao impeachment tem atuado fortemente para que nenhum projeto pró-LGBT seja aprovado.”
Uma vez fortalecidos na união pelo impeachment, explica Fonseca, “o projeto de ataque à nossa população vai se consolidar”. E os direitos e serviços já conquistados podem ser alvo dos políticos conservadores, além da possibilidade de perseguição.

“Acho que os LGBT, como outros movimentos sociais, têm que lutar para que a democracia no País não seja fragilizada e que a gente possa seguir atuando fortemente para que nossas conquistas sejam garantidas, que não haja nenhum recuo para nossa população.”

Caio Delcolli

Acesse no site de origem: Impeachment de Dilma é ‘grande perigo’ para os LGBT brasileiros, diz presidente da ABGLT (HuffPost, 20/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas