Pesquisadora trans Jaqueline Gomes de Jesus comenta os retrocessos para população LGBT+ em 2019

09 de janeiro, 2020

A professora, psicóloga e pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus explica os assuntos mais problemáticos para LGBTs com a chegada da extrema direita ao poder

(Ponte, 30/12/19 – acesse na íntegra no site de origem)

As eleições de 2018 trouxeram ao poder políticos de extrema direita e com pensamentos conservadores e retrógrados no que se diz respeito a população LGBT+. João Doria (PSDB) foi eleito governador no estado de São Paulo e Jair Bolsonaro eleito presidente da república. Um ano antes, em 2017, Marcelo Crivella assumia a Prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2019, esses três nomes foram atores de retrocessos para a população LGBT+.

Quando Jair Bolsonaro se tornou presidente, em outubro de 2018, parte da população LGBT+ temia por sua vida e pela retirada de direitos básicos para viver. O então deputado federal já se classificou como “homofóbico, com muito orgulho“, disse ser incapaz de amar um filho LGBT+ e que preferia que um filho morresse em um acidente do que “apareça com um bigodudo por aí“.

Ponte conversou com a professora doutora e pesquisadora trans Jaqueline Gomes de Jesus para relembrar os assuntos mais problemático para a população LGBT+ ao longo de 2019.

Jaqueline é professora do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e psicóloga, com doutorado em Psicologia Social do Trabalho pela UnB (Universidade de Brasília) e pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Clique aqui para acessar esta matéria na íntegra

Por Paloma Vasconcelos

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas