MMFDH realiza Seminário sobre Violência Política contra Mulheres na abertura da RMAAM – DF, 20/11/2019

19 de novembro, 2019

No período de 20 a 22 de novembro, acontece a XIV Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM), em Brasília/DF. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) realiza, na abertura do evento, o Seminário sobre Violência Política contra as Mulheres, que irá reunir especialistas e autoridades para debater o tema. “Considerando a importância da RMAAM, mobilizamos a equipe para organizar um encontro que tivesse como foco a efetividade e o diálogo sobre questões ainda pouco exploradas na pauta de mulheres”, afirma a ministra Damares Alves.

(MMFDH, 19/11/2019 – acesse no site de origem)

Os dias seguintes serão dedicados aos grupos técnicos que discutirão assuntos como a inserção dos direitos das mulheres no comércio exterior, o enfrentamento à violência, a autonomia econômica, a gestação e a maternidade. A grande novidade desta edição da RMAAM é o aprimoramento da gestão, com a proposta de elaboração de um programa de trabalho bienal. A ferramenta de gestão será utilizada para definir temas prioritários, prazos para análises e aprovação das recomendações, que serão encaminhadas para as reuniões dos presidentes.

Participação política

A participação das mulheres na política entra como destaque na abertura do evento e considera a missão, estabelecida pelo Governo Federal, de trabalhar para garantir a eleição de no mínimo uma mulher em cada Câmara Municipal nas eleições de 2020.

“Estamos trabalhando para entender melhor as causas da sub-representação das mulheres na política e o seminário no âmbito da RMAAM será uma oportunidade de ampliar o diálogo com outras nações, bem como com o Parlamento. O objetivo é construir políticas públicas fortes, que possam alterar o cenário”, ressalta Cristiane Britto, secretária nacional de Políticas para as Mulheres.

Saiba mais

A RMAAM é a instância de diálogo entre as máximas autoridades da mulher dentro do Mercosul e tem entre suas principais funções assessorar e propor ao Conselho do Mercado Comum (CMC) medidas, políticas e ações voltadas para as mulheres. Os estados membros do Mercosul são Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Serviço

XIV Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul – Seminário Violência Política contra as Mulheres
Data: 20 de novembro
Horário: 14h
Local: ENAP – SPO Área Especial 2-A (Auditório)– Brasília/DF

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas