01/09/2011 – Criadores de ‘rodeio das gordas’ terão que pagar indenização

01 de setembro, 2011

(G1/Terra) Dois rapazes que criaram e estimularam a difusão do chamado “rodeio das gordas”, no qual outros jovens eram incentivados agarrar e montar em alunas obesas durante jogos entre alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em outubro do ano passado, assinaram um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público.

No documento, os dois se comprometem a doar, a partir de setembro, 20 salários mínimos cada para três instituições que combatem a dependência química e a violência contra as mulheres. Também se comprometeram a não incentivar práticas de cunho discriminatório, preconceituoso ou violento. Caso haja descumprimento do termo há uma multa prevista de R$ 30 mil. O outro jovem suspeitos de participar da ação não assinou o TAC e sofrerá uma ação civil pública.

Saiba mais sobre esse caso

A promotora Noemi Corrêa, de Araraquara, instaurou um inquérito civil no ano passado para apurar o caso e concluiu que os jovens praticaram violência contra a mulher. Durante o “rodeio das gordas”, alunas foram expostas a situação vexatória. Elas foram agredidas e humilhadas entre os dias 9 e 12 de outubro no Interunesp. Segundo relatos, no “rodeio das gordas”, alunos se aproximavam das garotas fazendo perguntas, como se fossem paquerá-las. Depois, agarravam as garotas, de preferência obesas, e tentavam ficar sobre elas o máximo de tempo possível, como se estivessem em um rodeio. Ao menos 50 estudantes participaram do “jogo”.

Leia na íntegra: 
Criadores de ‘rodeio das gordas’ terão que pagar indenização (Terra – 01/09/2011)
MP assina acordo com jovens que criaram ‘rodeio das gordas’ da Unesp (G1 – 01/09/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas