02/02/2012 – ABC paulista teve em média um estupro por dia

02 de fevereiro, 2012

(Band.com) A violência sexual fez 417 vítimas no ano passado na região do ABC paulista, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública. É em média pouco mais de um estupro registrado todos os dias.

São Bernardo e Santo André foram os municípios com maior número de casos, 134 e 95, respectivamente. Se para muita gente o cenário deste tipo de violência são lugares afastados na periferia e as vítimas, mulheres sem instrução, as informações oficiais mostram uma realidade diferente.

A coordenadora do Programa de Atenção à Violência e Abuso Sexual de São Bernardo e professora da Faculdade de Medicina do ABC, Maria Auxiliadora Figueiredo Vertamatti, afirma que os estupros são comuns nos bairros centrais e com garotas entre 16 e 22 anos com 2º grau ou cursando ensino superior.

“Talvez até por ter maior nível de instrução, essas mulheres têm mais coragem para denunciar e procurar ajuda no serviço público de saúde”, disse. O horário da tarde, quando há a volta do trabalho, é o predileto para ação dos agressores. De acordo com a médica, há registros de casos próximos a universidades e com o uso de medicamentos para que a vítima fique inconsciente.

Durante um dos atendimentos do programa municipal, duas mulheres acharam no ano passado semelhanças na forma como o agressor agia. “Comparamos depois com outros casos que tínhamos aqui e chegamos a um retrato falado”, disse a ginecologista. O estuprador ficou conhecido como maníaco da moto, acusado de violentar sete mulheres na região.

A titular Bárbara Lisboa Travassos, da Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema, conta que muitos oportunistas surgiram após as notícias sobre o motoqueiro. “Infelizmente, o reconhecimento é muito difícil por conta do capacete. Mas recebemos diversas ligações.” Bárbara recomenda que as mulheres pratiquem luta. “Não para reagir aos casos, mas para adquirir uma postura diferente até mesmo nas primeiras abordagens”, disse.

Acesse o pdf: ABC teve em média um estupro por dia (Band.com – 02/02/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas