02/12/2013 – ‘Mulheres estão denunciando mais’, afirma ministra sobre estupros

02 de dezembro, 2013

(Globo News) Eleonora Meniccuci alerta que o perigo pode ser maior dentro de casa. Fernando Gabeira discute sentimento de culpa de vítimas de violência sexual.

No programa deste domingo (1º), Fernando Gabeira abordou a questão da violência sexual contra mulheres. Segundo o Fórum Nacional de Segurança, pela primeira vez no Brasil, o número de estupros ultrapassou o de assassinatos. A pesquisa constatou que houve 50 mil estupros contra 47 mil assassinatos.

Leia também: No Bom Dia Ministro, Eleonora Menicucci fala sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres (Blog do Planalto)

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Meniccuci, alerta que o perigo pode ser maior dentro das casas do que propriamente nas ruas. Segundo ela, o número de notificações pode ter aumentado mais do que o número de estupros.

“Existia, até então, o estupro silencioso, aquela história do patriarcado: ‘em briga de marido e mulher, não se mete a colher’. Então, a mulher casa e acha que é obrigada a ter relações com o marido, mesmo não querendo naquele dia nem naquela hora. E isso é um estupro. Por outro lado, eu insisto: as mulheres estão denunciando mais. Isso significa que elas estão mais corajosas, perderam mais o medo e, sem dúvidas nenhuma, estão mais conscientes”, avalia a ministra.

Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: ‘Mulheres estão denunciando mais’, afirma ministra sobre estupros (Globo News – 02/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas