04/07/2013 – ONG registra 91 casos de estupro em quatro dias

04 de julho, 2013

(Folha de S.Paulo) Ao menos 91 mulheres foram estupradas nos últimos quatro dias em meios aos protestos na praça Tahrir, no Cairo, disse ontem em relatório a ONG Human Rights Watch, que pediu às autoridades que contenham a escalada.

“Esses são crimes sérios, que estão impedindo as mulheres de participar plenamente na vida política do Egito nesse momento crítico do desenvolvimento do país”, disse Joe Stork, subdiretor para o Oriente Médio, na nota.

Segundo a ONG, o grupo egípcio Operação Anti-Violência Sexual, que disponibiliza um telefone para vítimas, disse ter confirmado 87 casos entre os dias 30 e 2. Outro grupo relatou cinco casos no dia 28.

Ao menos quatro mulheres precisaram de atendimento médico. Uma delas teve de passar por uma cirurgia após ter sido estuprada com um “objeto cortante”, diz o texto.

A nota da HRW diz que casos de estupros cometidos por indivíduos e grupos têm sido reportados desde novembro de 2011 — quando a polícia desistiu de vigiar a praça Tahrir para evitar confrontos com manifestantes.

O texto da ONG protesta porque policiais e médicos estariam divulgando o nome de vítimas sem consentimento delas.

Acesse o PDF: ONG registra 91 casos de estupro em quatro dias (Folha de S.Paulo – 04/07/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas