03/09/2013 – Rádio Câmara pauta os avanços e desafios da Lei Maria da Penha

03 de setembro, 2013

(Rádio Câmara) Considerada pela ONU a terceira melhor lei do mundo de enfrentamento à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha ainda esbarra em alguns entraves para ser cumprida integralmente. Os problemas vão desde um comportamento machista de alguns juízes e delegados até o número insuficiente de delegacias e varas especializadas. No segundo capítulo da série especial sobre a violência contra a mulher, entenda as dificuldades enfrentadas pelas vítimas na hora de procurar a justiça. E confira as recomendações e propostas da comissão que investigou o assunto no Congresso. A reportagem é de Ana Raquel Macedo.

Leia também:
– Rádio Câmara produz série especial sobre a violência contra a mulher (Agência Câmara)
– Quatro projetos da CPI da Violência contra a Mulher seguem à Câmara: Senado tipifica violência doméstica como tortura (Agência Câmara)
– Saiba como funcionam os instrumentos de proteção e assistência às mulheres vítimas de violência (Agência Câmara)
– Rede de saúde atua em casos de agressão doméstica, familiar ou sexual (Agência Câmara)

240 relatos de violência contra a mulher foram registrados por dia pela Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, em 2012. Dos mais de 88 mil atendimentos, quase 57% referiam-se a casos de violência física, seguidos de denúncias de violência psicológica, moral, sexual e patrimonial. Entre os relatos, 89% tinham como agressor o companheiro, cônjuge, namorado, ex-marido ou ex-namorado da vítima.

Leia a reprodução da matéria na íntegra no Portal da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha: Os avanços e os desafios da Lei Maria da Penh (Agência Câmara, 03/09/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas