06/08/2013 – Diário de S.Paulo: Brasil: Maioria conhece mulher agredida

06 de agosto, 2013

(Diário de S.Paulo) A violência contra a mulher no país ocorre, principamente, dentro de casa. Tanto que 54% dos brasileiros ouvidos em uma pesquisa realizada em maio pelo Data Popular e pelo Instituto Patrícia Galvão afirmaram conhecer uma mulher vítima de agressão praticada pelo parceiro.

Além disso, 70% dos entrevistados disseram acreditar ser no lar — mais do que em espaços públicos — que as mulheres são vítimas. Para metade da população, é dentro de sua própria casa que as mulheres se sentem mais inseguras.
O levantamento ouviu 1.501 homens e mulheres maiores de 18 anos em mais de cem cidades do país. Os números foram divulgados ontem. Mais da metade disse ainda conhecer um homem que agrediu a parceira (56%).

A percepção da população brasileira é de que os crimes contra as mulheres têm aumentado nos últimos cinco anos: 89% afirmaram ter percebido um crescimento do número de agressões e 88% do de assassinatos.

As agressões contra mulheres e os estupros estão entre os crimes percebidos como recorrentes no Brasil, atrás apenas de assassinatos e roubos.

Na opinião de 85% das pessoas ouvidas, as mulheres que denunciam seus maridos correm mais riscos de serem mortas por eles. Para os entrevistados, as mulheres não se separam dos agressores principalmente porque têm vergonha de que outras pessoas saibam que elas são vítimas de violência (66%) e porque têm medo de serem assassinadas (58%). Outros motivos citados foram o pensamento dos filhos (49%) e a dependência econômica do marido (47%).

imagepesquisadiariosp violencia 06-08-2013

 

Acesse o PDF: Brasil: Maioria conhece mulher agredida (Diário de S.Paulo, 06/08/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas