07/12/2010 – Brasileiros vêem agressão contra a mulher como problema da sociedade (Ipea)

07 de dezembro, 2010

(Ipea) Estudo mostra que brasileiros e brasileiras estão mais conscientes sobre os direitos das mulheres. “Hoje a lei Maria da Penha é mais conhecida pelos brasileiros e isso se deve ao trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres”, foi o que disse a técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Maria Aparecida Abreu, ao lançar o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre igualdade de gênero 2010.

Do total de entrevistados pela pesquisa, 80% consideram que a violência doméstica é um problema da sociedade em geral, enquanto 14% acreditam ser um problema isolado. 

Para a pesquisadora, as políticas para as mulheres têm promovido uma maior conscientização sobre os crimes de gênero. “Mais de 90% das pessoas entrevistadas acham que agressões físicas contra a mulher devem ser investigadas pelo Estado mesmo que a mulher não queira”, destacou Maria. 

Além do combate à violência contra a mulher, o levantamento enfocou as políticas de cuidado das crianças e apoio escolar, como creches. “Embora mais de 80% das mães que utilizam creches públicas aprovem os estabelecimentos, a maior parte ainda prefere deixar os filhos sob cuidados da família”, disse a pesquisadora.

Acesse a íntegra do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre gênero (Ipea – 2010)

Veja também a apresentação do SIPS sobre gênero (Ipea – 2010)

Leia a matéria: Sociedade vê agressão contra a mulher como problema social (Ipea – 07/12/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas