(Reuters) Mais de 38.000 pessoas apelaram por ajuda das Nações Unidas depois de serem alvo de ataques sexuais ou outro tipo de violência baseada no gênero na Síria em 2013, de acordo com dados que podem ser apenas a ponta do iceberg depois de quase três anos de conflito no país.
Agências da ONU de ajuda humanitária tinham se recusado em outra ocasião a apresentar estatísticas sobre a Síria relacionadas a violência por gênero, que se refere a qualquer tipo de violência na qual o sexo da pessoa é o fator motivador, incluindo estupro, violência doméstica, assédio e abuso psicológico.
Mas o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) divulgou nesta semana dados mostrando que providenciou primeiros socorros de âmbito psicológico ou apoio para tal tipo de violência a 33.430 pessoas na Síria nos primeiros 11 meses de 2013, e para outras 4.800 em dezembro em Idlib, Homs, Damasco e na área rural de Damasco.
Acesse a íntegra no Portal Compromisso e Atitude: ONU ajudou 38.000 vítimas de violência por gênero na Síria (Reuters – 08/01/2014)