10/09/2012 – Alagoas registra 13 ocorrências de violência contra mulher por dia

10 de setembro, 2012

(Tribuna Hoje) Durante a apresentação do Projeto de Capacitação para Profissionais de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, na manhã desta segunda-feira (10), no auditório do Centro de Convenções, no Jaraguá, em Maceió, mais um dado alarmante foi levantado entre os representantes presentes: Alagoas registra cerca de 13 ocorrências de violência contra mulher diariamente.

De acordo com a superintendente de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e Direitos Humanos, Solange Viegas, em 2011, as delegacias especializadas localizadas em Maceió e Arapiraca registraram cinco mil ocorrências contra a mulher, resultando numa média mensal de 416 denúncias e 13 por dia.
Segundo dados levantados pela secretaria, as principais vítimas de violência são as mulheres na faixa etária entre 35 a 45 anos que sofrem agressão moral, sexual e psicológica. A secretária da Mulher, Kátia Born, enfatizou que embora o mundo tenha mudado muitas mulheres ainda apanham de cinturão do companheiro ou ex-companheiro.
“Lamentavelmente, os homens ainda são machistas. No final de semana, aumenta muito o número de denúncias de mulheres que são agredidas por companheiros pela ingestão de bebida alcoólica – bebem demais e batem nas mulheres”, informou.
O capitão Girley, do Batalhão de Policiamento de Rodoviário (BPRv), estava presente no curso e disse para a reportagem que se interessou pelo tema, mesmo sem utilizá-lo no seu dia-a-dia de trabalho. “Mesmo que eu não lide com situações envolvendo violência contra mulher, é importante participar para repassar para todos que conheço”, declarou.
O curso que reúne até o dia 12, quarta-feira, mais de 1.200 pessoas no Centro de Convenções, visa capacitar profissionais dos setores da Segurança Pública, Saúde e Assistência Social, da rede direta e indireta de enfrentamento que atendem a mulher em vulnerabilidade.
A primeira palestra discute “As múltiplas faces das violências contra as mulheres” e será proferida por Ane Cruz, formada em gestão pública, orçamento e políticas públicas, gênero e direitos da mulher e especialização em enfrentamento à violência contra as mulheres, hoje à tarde

Acesse em pdf:  Alagoas registra 13 ocorrências de violência contra mulher por dia  (Tribuna hoje – 10/09/2012)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas