14/01/2013 – Anúncio de show de banda acusada de estupro na BA gera protestos em Maceió

15 de janeiro, 2013

(Uol notícias) Reprodução na página na internet em que uma petição pede o cancelamento de um show da banda New Hit em Maceió

A apresentação da banda baiana New Hit marcada para ocorrer no próximo dia 26, em Maceió, gerou protestos de movimentos feministas desde do anuncio da vinda do grupo para a capital alagoana.

O movimento contra a apresentação do grupo de pagode ocorre por causa do indiciamento dos integrantes da banda acusados de estupro de duas fãs, de 16 anos, após o show. As garotas teriam ido tirar fotos e pedir autógrafos aos artistas dentro do ônibus do grupo. O estupro coletivo teria ocorrido na madrugada do dia 26 de agosto do ano passado, no município de Ruy Barbosa (a 321 km de Salvador).

 

Para o movimento tomar força para que a New Hit não realize show em Maceió, foi criada, no último dia 9, uma petição pública na internet, a qual é endereçada ao MPE (Ministério Público Estadual), Prefeitura de Maceió e governo do Estado. Até a noite desta segunda-feira (14), o documento já reunia pelo menos 2.600 assinaturas dando o aval para que para que o show da New Hit seja cancelado.

O texto publicado no site Avaaz.org, destaca que várias cidades do Nordeste repudiaram a apresentação da banda e os shows foram cancelados. “Nas últimas semanas, várias cidades do Nordeste, como Delmiro Gouveia (AL) e João Pessoa (PB), repudiaram o show da Banda New Hit. Maceió também deve repudiar, afirmando que não aceita show de estupradores. Repudiar o show da New Hit significa rejeitar a violência contra mulher”, afirma o texto assinado por Joelma L.

O show está marcado para ocorrer em uma chácara localizada no bairro Benedito Bentes, periferia de Maceió, e deverá contar também com apresentações de outros grupos, como: Batida Black, Biketada, Swingatoa, Novo Styllo e Poder do Gueto.

Por causa da repercussão na internet sobre o movimento de barrar a New Hit em Maceió, o cantor da banda Eduardo Martins gravou um vídeo, que foi postado no Youtube e difundido em várias páginas da banda no Facebook, dizendo que o show vai acontecer. “O poder voltou, valeu brother!”, disse o vocalista da banda, cantando um verso de uma música da banda com duplo sentido “todo mundo coladinho, tremendo, andando e dançando.”

Na página dos organizadores do evento de pagode, Play’s Fest, criado no Facebook, existe postagens de fãs apoiando a banda e outras agressivas, de pessoas que não são a favor. Vários links de vídeos e de textos sobre a acusação de estupro foram postados.

O UOL entrou em contato com a assessoria de comunicação da Banda New Hit e foi informado de que a apresentação está confirmada e “não há qualquer impedimento legal da não realização do show em Maceió”.

“Temos um habeas corpus que beneficia os integrantes a fazerem suas atividades normalmente, como trabalhar. No terceiro parágrafo trata sobre as apresentações do grupo, que os shows estão liberados em espaços privados, rádios, televisão de todo o território nacional”, informou o assessor Leandro Alves.

Protestos
A integrante do movimento Coletivo Feminista Independente de Maceió, Niara Aureliano, informou que o grupo vai se reunir nesta terça-feira (15) para definir os locais de panfletagem que pretende realizar em protesto ao show da New Hit.

Niara disse ainda que no próximo dia 24 vai ser realizado uma passeata pelas ruas do centro de Maceió para mobilizar a sociedade contra o show. O protesto está marcado para ocorrer a partir das 9h30, em frente ao antigo prédio do Produban.

“Vamos reunir entidades de luta de classe importantes, como a nossa, o Coletivo Feminista Independente de Maceió, o Grupo de Matrizes Africanas, o Movimento das Mulheres Estudantis, o PSTU, o grupo Gay de Alagoas, entre outros”, afirmou Niara.

A jovem registrou um BO (Boletim de Ocorrência), na Central de Polícia de Maceió, no último dia 10, contra cinco pessoas que “teriam a ameaçado no perfil dela no Facebook”. Um dos acusados já foi identificado.

Acesse em pdf: Anúncio de show de banda acusada de estupro na BA gera protestos em Maceió (Uol notícias – 15/01/2013)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas