15/09/2010 – Itamaraty conclui guia de orientação para vítimas de redes de prostituição (Abril)

15 de setembro, 2010

(Abril) O Ministério das Relações Exteriores acaba de lançar o Guia de Retorno ao Brasil, que tem o objetivo de orientar e dar condições de retorno ao país aos brasileiros que vão para o exterior e tornam-se vítimas de redes de prostituição, exploração e tráfico de pessoas.

Elaborado em conjunto entre o Itamaraty, o Ministério da Justiça e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), o guia traz informações sobre oportunidades de emprego no Brasil e alternativas para buscar ajuda. Funcionários do Itamaraty e voluntários brasileiros serão treinados para transmitir as orientações e receberão o material. A ideia é ampliar parcerias com redes locais no esforço de aumentar o apoio às vítimas.

Será realizado um trabalho específico em cinco cidades da Espanha e Portugal, quando será feita a apresentação da cartilha e serão negociadas parcerias com organizações não-governamentais e governos locais.

“O objetivo desse guia é ajudar quem vai para o exterior, decepciona-se e não sabe ou acha que não tem condições de voltar para o Brasil”, disse Luiza Lopes Ribeiro da Silva, chefe da Divisão de Assistência Consular do Itamaraty. “É preciso mostrar para esses homens e mulheres que há alternativas no Brasil e que eles não devem se tornar alvos dessas redes (de exploração, tráfico e prostituição).”

Acesse na íntegraItamaraty conclui guia de orientação para vítimas de redes de prostituição (Abril – 15/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas