17/09/2010 – Sakineh e a política externa brasileira, por Luiza Nagib Eluf (Folha)

17 de setembro, 2010

(Folha de S. Paulo) Luiza Nagib Eluf, procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, em artigo publicado na seção Tendências/Debates, aborda a violência contra a mulher no Brasil e no mundo, tomando como exemplo o caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani.

“A opressão das mulheres é um problema mundial. O bloco ocidental do globo, porém, avançou nas diretrizes traçadas pelos direitos humanos e está aprendendo, devagar e firmemente, a respeitar a população feminina e a reconhecer-lhe direitos iguais aos dos homens.”

Luiza Nagif analisa a situação do Brasil a partir da Lei Maria da Penha, considera que no país ainda existe “muita agressão à mulher”, mas salienta que nada comparado ao que acontece no Irã, onde Sakineh foi condenada à morte.

A procuradora de Justiça ressalta a importância da intervenção de entidades internacionais em casos como o de Sakineh.

“O momento exige, de nossa parte, posição firme em defesa dos direitos humanos e postura mais crítica com relação a países que executam cruelmente mulheres e homossexuais, pelo simples fato de serem mulheres e homossexuais.

Nossa Constituição Federal proíbe toda e qualquer forma de discriminação, consagrando ampla proteção aos direitos da cidadania.

Não podemos contrariar nossas próprias leis e ignorar violações gravíssimas, mesmo que cometidas por outros países.”

Veja artigo completo: Sakineh e a política externa brasileira, por Luiza Nagib Eluf (Folha de S. Paulo – 17/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas