17/09/2013 – SPM abre edital para financiar manutenção de unidades móveis para as áreas rurais nos estados

17 de setembro, 2013

(SPM) Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins poderão apresentar propostas de projetos para a SPM, em até cinco dias úteis

Está aberta a seleção de propostas para gestão, operacionalização e manutenção de Unidades Móveis para Mulheres em Situação de Violência no Campo e na Floresta, como publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16/09). A chamada pública é dirigida a 16 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. As demais localidades já apresentaram as propostas de projetos, em chamada pública anterior, ou assumiram o compromisso de arcar com as despesas dos ônibus.

As propostas devem ser inseridas no Portal de Convênios (Siconv). E as 16 localidades poderão apresentar, em cinco dias úteis, para a Secretaria de Políticas da Presidência da República (SPM-PR), propostas de projetos para cobertura de custos relacionados a pneus rodantes, combustível do veículo, gerador (manutenção e combustível), óleos, aditivos e kits. Os valores podem compreender o período de 24 meses.

O edital segue as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 2013-2015 e do eixo II do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que trata da ampliação e fortalecimento da rede e serviços para as mulheres em situação de violência previstas no Plano Plurianual 2012-2015. Os recursos da SPM estão assegurados na PO 006 referente à ampliação dos serviços especializados em atendimento a mulheres em situação de violência, a qual prevê apoio técnico e financeiro a implantação, reforma, incremento e equipagem.

Lei Maria da Penha no campo – As unidades móveis compõem o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e um dos seis eixos estratégicos do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, da SPM, que visa integrar serviços públicos e humanizar o atendimento às vítimas da violência de gênero.

Os ônibus começaram a ser doados, no início de agosto, pela SPM aos governos estaduais. Atendem reivindicação da Marcha das Margaridas, em 2011, entregue à presidenta da República, Dilma Rousseff, para reforçar a oferta de serviços públicos para aplicação da Lei Maria da Penha no campo e na floresta. Na época, as lideranças solicitaram dez veículos, os quais foram ampliados, dois por estado e o DF, pela presidenta Dilma.

Adquiridos pela SPM, os ônibus já foram doados para o DF, Espírito Santo, Goiás e Paraíba. Na sexta-feira (20/09), Bahia e Sergipe receberão, cada estado, duas unidades móveis para levarem a Lei Maria da Penha para as áreas rurais.

Acesse o PDF: SPM abre edital para financiar manutenção de unidades móveis para as áreas rurais nos estados (SPM, 17/09/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas