20/01/2012 – Dezenas fazem protesto contra BBB na Globo
(Band.com) Após suposto caso de estupro no programa, grupos se reúnem para questionar postura da emissora
Dezenas de pessoas se reuniram, na tarde desta sexta-feira, para protestar em frente à emissora Rede Globo, no Brooklin, na zona sul de São Paulo, contra o reality BBB (Big Brother Brasil). A Polícia Militar acompanha a manifestação.
Segundo os manifestantes, o objetivo da manifestação é questionar a postura da emissora diante da suspeita de estupro no programa, além de protestar contra todas as formas de violência contra a mulher.
Comissão de Direitos Humanos questiona Globo
Daniel vai parar nos telejornais da Globo
O ato foi promovido pela Frentex (Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão), a Rede Mulher e Mídia e o FNDC (Fórum Nacional pela Democratização na Comunicação).
O Portal da Band procurou a emissora que afirmou que ainda analisa o protesto antes de encaminhar uma posição.
Acesse em pdf: Dezenas fazem protesto contra BBB na Globo (Band.com – 20/01/2012)
(R7 Notícias, com Agência Estado) Justificativa do ato foi a “postura da emissora diante da suspeita de estupro” vista na TV
Três entidades mobilizaram amigos e simpatizantes pelo Facebook e armaram um protesto em frente à Rede Globo, em São Paulo, nesta sexta-feira (20).
A Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex), a Rede Mulher e Mídia e o Fórum Nacional pela Democratização na Comunicação (FNDC) se reuniram com faixas e cartazes para lutar contra “a postura da emissora diante da suspeita de estupro no programa Big Brother Brasil 12, e contra todas as formas de violência contra a mulher”.
Rede Globo x Suspeita de Estupro
Daniel Echaniz, um dos participantes do Big Brother Brasil, foi expulso do reality show no início desta semana após a suspeita de que ele teria abusado da confinada Monique, enquanto ela dormia, dentro da casa do programa.
Monique, em depoimento à polícia, já disse que não houve estupro e que tudo o que aconteceu debaixo dos edredons do BBB – e que foi visto pelo público no pay per view do reality show – foi consensual.
De qualquer forma, como Monique estaria dormindo no momento da agressão, além de bastante alcoolizada, as investigações continuam. Esse tipo de violência, estupro de alguém dormindo e/ou sedado (incapaz de se defender), é considerado hediondo.
As investigações devem continuar independente do depoimento da vítima.
Acesse em pdf: Entidades se organizam e fazem protesto em frente à Rede Globo em São Paulo (R7 Notícias – 20/01/2012)
Leia também:
23/01/2012 – Movimento faz ato pela Resposabilização da TV Globo e aciona MPF no caso BBB
22/01/2012 – BBB12: Imprensa e sociedade debatem limites do reality show