25/05/2011 – Após anos de impunidade, Pimenta Neves é preso

25 de maio, 2011

(G1/O Globo/Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) Após quase 11 anos de impunidade, o jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves foi preso após o Supremo Tribunal Federal negar por unanimidade o último recurso do assassino confesso da também jornalista Sandra Gomide. O crime foi cometido em 2000 e Pimenta Neves foi condenado em 2006 a 15 anos de prisão. 

Para a família de Sandra Gomide, foi feita justiça: “Fico contente pela sua prisão, mas não quero que o machuquem. Minha raiva maior já passou”, disse o pai da vítima, João Gomide.

O advogado que representa a família Gomide também comemorou a decisão: “Agora é definitivo. Levou o julgamento à decisão. Este é o caso mais emblemático de impunidade que o Brasil já viu. Demorou sete anos desde o assassinato até o julgamento. Estou feliz agora. Como advogado e como cidadão. Não pela prisão, mas pela efetividade da Justiça”, disse o advogado Sergei Cobra Arbex.

Juristas e advogados ouvidos pelo jornal O Globo apostam que, como tem mais de 70 anos e doente, Pimenta Neves pleiteará o cumprimento da prisão em regime domiciliar.

“Como justificar que, num delito cometido em 2000, até hoje não cumpre pena o acusado?”, questionou a ministra Ellen Gracie, que afirmou que o caso era um dos mais difíceis de explicar no exterior. “Como justificar que, num delito cometido em 2000, até hoje não cumpre pena o acusado?”, disse ela.

Para o ministro Ayres Britto, o número “absurdo” de recursos foi responsável por um “alongamento do perfil temporal do processo injustificável” na conclusão do caso.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas