(Valor Econômico) Dez a cada seis brasileiros conhecem uma mulher que já sofreu violência doméstica, revela a pesquisa Percepções sobre a Violência Doméstica contra as Mulheres no Brasil 2011, apresentada pelo Instituto Avon. E mais de 60% dos entrevistados consideram que agressões verbais, humilhação, falta de respeito, ciúmes e ameaças são formas de violência, o que pode refletir o fato de que a sociedade estar menos tolerante com a violência.
Outro aspecto positivo apontado é que mais de 60% dos entrevistados que presenciaram situação de violência tomaram algum tipo de atitude. “Antigamente, as brigas ficavam dentro de casa e ninguém interferia. Hoje o quadro mudou”, afirma Fatima Pacheco Jordão, socióloga e conselheira do Instituto Patrícia Galvão. “Nossa luta agora é criar indicadores de violência contra a mulher no Brasil e comparar com outros lugares do mundo”, diz a especialista.
A pesquisa mostra ainda que machismo e bebida alcoólica são as principais causas da agressão; e a incapacidade financeira de se sustentar e a preocupação com os filhos são os principais fatores que fazem a mulher permanecer numa situação de violência.
A avaliação é que a mudança da percepção sobre violência decorre da Lei 11.340 contra a violência doméstica, conhecida como Maria da Penha, em vigor desde 2006.Veja a notícia completa: Sociedade está menos tolerante à violência (Valor Econômico – 25/07/2011)