25/08/2011 – Novela quer abordar violência doméstica de forma polêmica

25 de agosto, 2011

(Diário de S.Paulo/R7 Notícias) Mais do que retratar a violência doméstica, a novela Fina Estampa, exibida pela TV Globo, pretende discutir por que a mulher se submete ao marido machista e violento sem procurar ajuda ou denunciá-lo à polícia. Na trama de Aguinaldo Silva, a personagem Celeste apanha em silêncio e resiste quando instigada pela melhor amiga, Griselda (Lilia Cabral), a reagir.

Aguinaldo Silva explica que a novela vai abordar a questão da violência doméstica de modo polêmico. “Por que Celeste não denuncia Baltazar para a polícia? Isso, em casos de violência doméstica, é comum e é hora de se discutir por que, num mundo onde as mulheres já têm voz, isso ainda acontece. Por que determinadas mulheres, por questões emocionais, simplesmente não conseguem se livrar disso”, questiona o autor.

A atriz Dira Paes diz compreender por que muitas mulheres não se rebelam contra os maridos: “Não é fácil uma mulher que ama o marido denunciá-lo. Ela esquece a dor por causa do sentimento. E é um problema indiferente à classe social”. Para ela, a Lei Maria da Penha trouxe mais proteção para quem denuncia uma agressão, mas ainda há muito medo. “Às vezes, a mulher desiste de dar queixa após fazer o exame de corpo de delito. É duro botar o pai de seu filho na cadeia”, constata.

Leia mais:
Dira Paes diz que não deixaria barato uma agressão do marido (Terra – 25/08/2011)
Novela trata de violência doméstica com casal Dira Paes e Alexandre Nero (Diário de S.Paulo – 25/08/2011)  
‘Fina Estampa é popular e bem brasileira”, diz Aguinaldo Silva (R7 Notícias – 21/08/2011)    

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas