27/04/2012 – CPI sobre violência contra a mulher visita Belo Horizonte

27 de abril, 2012

(G1 Minas) Segundo IBGE, Minas é o terceiro estado com maior número de denúncias. Comissão busca mais segurança e eficiência em atendimentos

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher, conhecida como CPI Maria da Penha, está em Belo Horizonte nesta sexta-feira (27) para visitar locais onde é feito o atendimento a mulheres vítimas de agressão. O objetivo é apurar denúncias de fragilidade na execução da Lei Maria da Penha. A comissão vai passar por delegacias, varas criminais e defensorias públicas da capital mineira. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais é o terceiro estado em números de mulheres agredidas.

A CPI instaurada em fevereiro deste ano tem como presidente a deputada federal Jô Moraes. Minas Gerais é o segundo estado a ser visitado pelo grupo de deputados e senadores, que já estiveram em Pernambuco. Em seguida, a CPI deve ir para Santa Catarina.

Segundo a deputada Jô Moraes, a prioridade é aumentar o número de postos de atendimento às vítimas. “Nós precisamos que haja delegacias especializadas em número suficiente”, afirma. Ela também critica a demora para que seja definida a necessidade de medidas protetivas para as mulheres.

Assista ao vídeo do Portal G1 Minas

Segundo a senadora Ana Rita, relatora da CPI, um relatório será apresentado ao Poder Judiciário apontando às autoridades as providências práticas para melhora nos realizados no país.

De acordo com a chefe da Delegacia de Mulheres de Belo Horizonte, Margareth Rocha, a comissão é importante para se ter um panorama da violência contra a mulher. Dados da Polícia Civil mostram que até março de 2012 já foram registradas mais de 2,3 mil agressões contra mulheres na capital mineira.

Na tarde desta sexta-feira (27), a comissão vai participar de um a audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Acesse em pdf: CPI sobre violência contra a mulher visita Belo Horizonte (G1 Minas – 27/04/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas