27/06/2010 – Um país de estupradores? (Folha)

27 de junho, 2010

(Folha de S.Paulo) Com a realização da Copa do Mundo na África do Sul, o grande número de ocorrências de crimes sexuais no país vem a tona. Em relatório da ONU realizado em 2002, a África do Sul aparece como “campeão mundial de estupros”.

“Uma pesquisa patrocinada pelo próprio governo sul-africano mostrou que, em 2007, houve 75,6 estupros por grupo de 100 mil habitantes -cinco vezes o registrado na cidade de São Paulo. Nos 12 meses contados a partir de abril de 2008, foram mais de 70 mil queixas de crimes sexuais, aumento de 10,5% em relação ao período anterior.

Calcula-se que sejam muito mais, pois é comum que as vítimas de estupro se recusem a prestar queixa. Segundo a organização não-governamental Pessoas contra o Abuso de Mulheres, apenas um em cada nove estupros na África do Sul é denunciado à polícia. Entre eles, apenas 7% terminam em condenação.”

Entre os fatores relacionados, pesquisadores apontam a epidemia de Aids como elemento agravante da realização destes crimes,“O mais provável é que os estupradores acreditem que, atacando uma virgem, tenham menos chances de contrair o vírus HIV”.


Leia a matéria em PDF: Um país de estupradores? (Folha de S.Paulo – 27/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas