27/10/2010 – Alunos agridem colegas da Unesp em ‘rodeio de gordas’ (Folha)

27 de outubro, 2010

(Folha de S.Paulo) Grupo de alunos da Universidade Estadual Paulista organizou uma “competição”, batizada de “Rodeio das Gordas”, em que agarravam as colegas, de preferências as obesas, e simular um rodeio, com o objetivo de ficar o maior tempo possível sobre a garota.

A agressão aconteceu no InterUnesp 2010, jogos universitários que foram realizados em Araraquara, de 10 a 13 de outubro. O evento, que reuniu 15 mil universitários de 23 campi da Unesp, foi o palco da agressão às alunas obesas.

Um dos organizadores do “rodeio das gordas”, o estudante Roberto Negrini, que chegou a criar uma comunidade sobre o evento no Orkut, alegou que a prática havia sido “só uma brincadeira”. Segundo ele, participaram mais de 50 rapazes de diversos campi.

Em reação, um grupo de 60 estudantes se mobilizaram contra o bullying. Em murais aparecem frases como “Unesp = Uniban”, em referência ao caso de Geisy Arruda, que foi agredida por usar um vestido curto na universidade.

Os estudantes que participaram da agressão procuraram posteriormente a diretoria do campus e pediram desculpas em público, em um palco montado no campus da Unesp de Assis em evento na última sexta,. Para eles, esta foi uma forma de esclarecer que não houve preconceito.

Roberto Negrini disse que se arrependeu do que fez e que propôs ao Diretório Acadêmico uma forma de autopunição, ao lado de outros participantes do “rodeio”. A proposta do estudante é ajudar na organização de um evento anual do campus que trata, entre outros assuntos, da violência contra a mulher.

Leia na íntegra: Alunos agridem colegas da Unesp em ‘rodeio de gordas’ / Gordinhas têm que se defender, afirma Preta Gil (Folha de S.Paulo – 27/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas