(Estado de S. Paulo – 29/01/2011) A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) pediu à Universidade de Brasília (UnB) explicações sobre trote realizado no início do mês por estudantes da Faculdade de Agronomia e Veterinária. Na ocasião, calouras se ajoelharam para lamber linguiças com leite condensado. Em nota, a secretaria considerou o ato de simulação de sexo oral “um gesto de violência e desqualificação das mulheres”.
A Universidade de Brasília vai abrir sindicância para apurar denúncia de discriminação contra mulheres durante o trote. O reitor, José Geraldo de Sousa Junior, afirmou que “A comissão não terá um caráter demonizador, mas educador.”
De acordo com José Geraldo de Sousa Junior é preciso verificar se houve dolo. “A prática excedeu aquilo que consideramos regras de convivência. Concordo com a Secretaria de Políticas para Mulheres e acredito que houve agressão à dignidade”, declarou o reitor em matéria publicada no site da UnB.
Leia na íntegra: Trote que simula sexo oral gera polêmica na UnB (O Estado de S. Paulo – 29/01/2011)
Leia mais: Comissão da UnB vai verificar abuso em trote em calouras de Agronomia e Veterinária (O Globo – 30/01/2011)
Governo pede explicações sobre trote em calouras da UnB (Folha de S. Paulo – 28/01/2011)
Sindicância vai apurar denúncia da Presidência contra trote (UnB Agência – 28/01/2011)
Secretaria das Mulheres pede explicações sobre trote humilhante contra calouras de agronomia da UnB (Agência Brasil – 28/01/2011)