29/05/2012 – Campanha incentiva denúncias contra a violência doméstica em Pernambuco

29 de maio, 2012

(Diário de Pernambuco) Em Pernambuco, apesar da redução de 25% nos números de assassinatos praticados contra mulheres no primeiro trimestre deste ano, quantidade de casos ainda é alarmante

A violência doméstica ainda é um grande problema brasileiro. De cada 100 mulheres assassinadas, 70 são vítimas dos companheiros. Em Pernambuco, apesar da redução de 25% nos números de assassinatos praticados contra mulheres no primeiro trimestre deste ano, ainda é alarmante a quantidade de casos. Na maioria dos casos, a falta de denúncia é determinante para que os crimes aconteçam. Segundo o Ministério Público, as agressões duram, em média, cinco anos até que haja uma denúncia formal. Por isso, o órgão lançará hoje, às 15h, na Escola Estadual Pintor Lauro Villares, nos Torrões, a campanha Bem-me-quer, de incentivo às denúncias e queixas aos serviços de atendimento.

Neste ano, 77 mulheres foram assassinadas no estado. Entre 2006 e 2011, o número oscilou, passando de 321 para 273. A ideia do MPPE é criar multiplicadores para disseminar a cultura da denúncia, evitando que crimes de agressão, ameaça, injúria e violação de domicídios resultem nas mortes. “Muita gente conhece a Lei Maria da Penha, mas ainda desconhece as ferramentas de aplicação dela. Existem várias medidas que dão garantia de proteção à mulher”, explicou o promotor de justiça do Núcleo de Apoio à Mulher do MPPE, João Maria Rodrigues.

Segundo ele, os principais fatores que levam as mulheres pernambucanas a não formalizarem uma denúncia contra os companheiros são o medo de uma nova agressão, pena dos filhos e dependência financeira. “É uma questão cultural. Parece que elas se sentem desautorizadas pela sociedade a denunciar. Isso é um dos maiores obstáculos entre a agressão e a denúncia”, comentou. A campanha será realizada em escolas, unidades de saúde e núcleos de segurança, para gerar multiplicadores. Além de difundir a necessidade de denúncia, a Bem-me-quer também ressalta a necessidade de reclamações ao sistema de atendimento. A campanha passará pela Região Metropolitana do Recife e os municípios de Salgueiro, Araripina, Caruaru, Triunfo e Petrolina.

“As pessoas precisam denunciar caso não sejam bem atendidas. Precisamos saber como está o serviço de apoio. A violência doméstica começa na humilhação, passa para a ameaça e depois para a agressão. É uma crescente de violência, caso ninguém obstaculize”, ressaltou Rodrigues.

Mudança – A Bem-me-quer acontece depois da mudança na legislação, que permite ao denunciante não ser mais a vítima, mas vizinhos, parentes e amigos. O lançamento da campanha acontece em uma das áreas com maior número de casos de violência contra a mulher, a comundiade de Roda de Fogo. Durante o lançamento, haverá apresentação de premiação de concurso de fotografias entre os alunos da escola, Quiz Show, apresentação da banda da Polícia Militar e encenação de esquete.

Acesse em pdf: Campanha incentiva denúncias contra a violência doméstica em Pernambuco (Diário de Pernambuco – 29/05/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas