Campanha #jornalistascontraoassedio lança vídeo pela igualdade e contra preconceito e assédio – SP, 08/03/2017

07 de março, 2017

“Menos flores, mais respeito. 8 de março é todo dia”. Com esse mote, a campanha #jornalistascontraoassedio fará seu primeiro grande encontro no Dia Internacional da Mulher para o lançamento de mais um vídeo do movimento. O objetivo é mostrar o esforço diário de mulheres jornalistas pelo reconhecimento no mercado de trabalho e reforçar a luta contra o preconceito e o assédio.

“Estamos habituadas a associar o Dia da Mulher a presentes e palavras que duram o dia 8 de março, mas o dia a dia da profissão tem mostrado que a conscientização sobre igualdade de oportunidades, independente de gênero, precisa ser permanente. Nada mais simbólico, portanto, que ouvir mulheres jornalistas sobre o que elas querem dentro desse contexto tão mais amplo”, afirma Janaina Garcia, uma das fundadoras da campanha.

O lançamento será no bar Bebo Sim, na zona oeste de São Paulo.  O vídeo tem a participação das jornalistas Tatiana Vasconcellos, Marina Rossi Fernandes, Tatiana Merlino e Cinthia Gomes, e da estagiária de jornalismo Beatriz Sanz.

O roteiro foi feito pela campanha, com produção da Terruá Filmes, edição de Pablo Soares e Paula Rodrigues, e apoio da Tawill Comunicação. Todos colaboraram voluntariamente. “Esse novo vídeo foi feito por jornalistas, mas não apenas para jornalistas. As questões abordadas estão presentes na rotina das mulheres em todos os ambientes profissionais.  A disparidade salarial entre gêneros, por exemplo, ainda é um grande desafio: estima-se que mulheres recebam 25% a menos do que colegas homens em condições semelhantes de trabalho. Uma realidade distante de ser mudada. O respeito à maternidade e a compreensão de que isso não torna uma mulher menos competente e capaz é outro tema urgente a ser debatido. O Dia da Mulher é uma data emblemática para lembrarmos o longo caminho a ser percorrido em busca de direitos básicos e oportunidades iguais “, diz Thaís Nunes, uma das fundadoras da campanha.

No dia 8/03, a campanha também fará um tuitaço usando as hashtags #menosfloresmaisrespeito e #jornalistascontraoassédio

A luta é de todas e de todos!

Serviço:
Lançamento do segundo vídeo da campanha “Jornalistas contra o Assédio”
Data e horário: 08/03/2017, às 20h
Local: bar Bebo Sim – avenida Professor Alfonso Bovero, 1107 

Sobre #jornalistascontraoassédio

A campanha #jornalistascontraoassédio foi lançada em junho de 2016, após a demissão de uma jornalista do portal IG que denunciou assédio sexual do cantor Biel, em São Paulo. Um grupo de jornalistas se formou e lançou um manifesto e um vídeo contra o assédio dentro e fora das redações e das assessorias de imprensa.

A campanha começou com um post no Facebook, depois um grupo no Whatsapp, um grupo no Facebook e hoje tem uma Fanpage – https://www.facebook.com/jornalistascontraoassedio – com mais de 18.700 seguidores.

Mais informações:
Janaina Garcia – 11 98650-8077
Thaís Nunes – 11 95231-7394

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas