Vinhetas “Ter pegada não é faltar com o respeito” e “Chega melhor, que chega direito” estão sendo veiculadas na TV Brasil, TVE da Bahia, TV Globo, GNT, Multishow, Sportv 2, Sportv 3, + Globosat, Viva, Combate e Universal. Campanha “Neste carnaval perca a vergonha, mas não perca o respeito” é assinada pela ONU Mulheres, PNUD, Unesco, ACNUR, UNAIDS, OPAS e apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal. Criação é da agência Propeg
(ONU Mulheres, 24/02/2017 – acesse no site de origem)
O carnaval chegou, e as vozes das mulheres em todo o Brasil dão o tom de como os dias da folia devem respeitar os seus direitos sem violência e sem assédio. “Ter pegada não é faltar com o respeito” e “Chega melhor, que chega direito” são as principais mensagens da campanha “Neste carnaval perca a vergonha, mas não perca o respeito” criada pela ONU Mulheres em parceria com o PNUD, Unesco, ACNUR, UNAIDS, OPAS e apoio institucional da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal.
A iniciativa chama a atenção das mulheres para ligarem para a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 em caso de situações de violência. Enquanto para os homens, sinaliza os limites entre paquera, abordagem agressiva e violência. Outra questão levantada é o uso da camisinha, para evitar o HIV/aids e doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus zika.
“Este é o terceiro ano que a ONU Mulheres faz o alerta público de que as mulheres devem ser respeitadas no carnaval. Elas têm o direito de viver o espaço da rua, da festa, da brincadeira e da paquera em segurança. As mulheres querem viver a folia com diversão e liberdade”, considera Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.
Criação probono da agência Propeg, a campanha está sendo veiculada na TV Globo desde esta sexta-feira (24/2) até a terça-feira de carnaval (28/2). Oito canais da Globosat aderiram: GNT, Multishow, Sportv 2, Sportv 3, + Globosat, Viva, Combate e Universal. A comunicação pública também apoia a iniciativa meio da TV Brasil e da TVE da Bahia, que incluiram as vinhetas na programação, para inserções nos intervalos das transmissões das coberturas carnavalescas.
Em Salvador, Elemídia, rodoviária, TV do metrô, painéis de led e etrucks apoiam a campanha “Neste carnaval perca a vergonha, mas não perca o respeito” durante o período da festa.
Apoio às ações locais – Na Bahia, a ONU Mulheres é uma das parcerias da campanha #RespeitaAsMina, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. As mensagens “Não é porque é carnaval que estou dando corda” e “Puxe um papo não meu braço” estabelecem os elos entre a leveza da festa com a realidade da violência de gênero.
No Rio de Janeiro, a ONU Mulheres apoia o bloco Mulheres Rodadas. E, em São Paulo, a iniciativa #CarnavalSemAssédio de coletivos feministas e de mulheres e blocos carnavalescos.
Ficha técnica – Campanha “Neste carnaval perca a vergonha, mas não perca o respeito”
Agência: Propeg Comunicação
VP Criação: Ana Luisa Almeida
Direção de Criação: Edu Henrique
Criação: Maurício Oliveira, Diego Pizzini, Vinícius Lima
Coordenador de Criação Digital: Seiki Fabrício
Atendimento: Renata Sánchez, Renata Barrionuevo e Gustavo Burnett
Planejamento: Melina Romariz, Rafael Freaza e Glauber Farias
Mídia: Neide Santos e Guilherme Franco
Produção RTVC: Magali Iwata e Faianne Landim
Produção Gráfica: Mel Loiola, Faianne Landim e Letícia Queiroz
Gerente de Projetos: Vanessa Mesquita
Finalização: Jean Carlos
Revisão: Denise Goulart
Ilustrações: Diego Pizzini
Fotografia: Kazuo Okubo
Assistente de fotografia: André Kazuo e Willian Brockveld
Coordenação de Produção: Shirley Okubo
Assistente de Produção: Débora Vieira
Modelos: GK International
Figurino: Criativa Fantasias
Maquiagem: Babi Make-up
Tratamento de imagens: Daniel Xavier, Ricardo Thomaz e André Kazuo
Banco de imagens: Keystone
Produção de vídeos: Seiki Fabricio
Finalização de vídeos e cópias: Fabrika
Produtora de áudio: Audiotech
Produtora Digital: 2 Mobile, OKGO Digital