Uma pesquisa no Google expôs um aspecto triste do assassinato de mulheres

31 de outubro, 2016

“Morta pelo namorado/ marido/ ex-namorado”.

(BuzzFeed, 31/10/2016 – acesse no site de origem)

Na sexta-feira (28), a Ana Carolina Vieira postou essa imagem no Facebook. Ela compara as sugestões de busca do Google sobre assassinato de homens e de mulheres e os primeiros quatro resultados para as mulheres são relacionados a familiares ou parceiros.

Na sexta-feira (28), a Ana Carolina Vieira postou essa imagem no Facebook. Ela compara as sugestões de busca do Google sobre assassinato de homens e de mulheres e os primeiros quatro resultados para as mulheres são relacionados a familiares ou parceiros.

Até agora, a imagem tem mais de 7 mil likes e 10 mil compartilhamentos.

As pessoas tiraram as mais diversas conclusões.

As pessoas tiraram as mais diversas conclusões.

E fizeram algumas críticas.

E fizeram algumas críticas.

Reproduzimos a busca e obtivemos o seguinte resultado ao googlar “morto pela”:

Reproduzimos a busca e obtivemos o seguinte resultado ao googlar "morto pela":

O autocompletar do Google funciona levando em conta algumas variáveis: a quantidade de buscas por aquele termo e suas próprias buscas no histórico. Dessa forma, a popularidade do termo influencia nas sugestões. O autocompletar varia de acordo com o horário da busca e o perfil do usuário, por isso nem todo mundo vê as mesmas sugestões.

Este outro crítico fez a mesma busca e “morto pela namorada” aparece em quarto lugar – depois de “pela rota”, “pela polícia” e “pela arraia”.

Este outro crítico fez a mesma busca e "morto pela namorada" aparece em quarto lugar – depois de "pela rota", "pela polícia" e "pela arraia".

E teve gente que apenas não entendeu o ponto.

E teve gente que apenas não entendeu o ponto.

Segundo o Mapa da Violência, estudo divulgado ano passado, mais da metade das mortes violentas de mulheres no Brasil são perpetradas por familiares. Deste total, mais de 33% são parceiros ou ex-parceiros.

Clarissa Passos

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas