Vítima de estupro diz que recebeu oferta de dinheiro para não denunciar (G1, 16/06/2016)

16 de junho, 2016

(G1, 16/06/2016) Jovem tem 21 anos e aparece em vídeo desacordada com quatro homens. Polícia intimou os rapazes e depoimentos devem acontecer nesta quinta.

A jovem de 21 anos vítima do estupro coletivo em Sigefredo Pacheco, a 160 km de Teresina, disse que dois dos suspeitos chegaram a procurá-la e oferecer dinheiro para que ela não denunciasse o caso. A proposta foi feita quando a moça procurou os rapazes para saber do seu celular que havia desaparecido e saber por que haviam gravado e divulgado o vídeo em que aparece sendo abusada.

Vítima revelou que não lembra de nada do que aconteceu após ter ingerido bebida (Foto: Reprodução/TV Clube)

Vítima revelou que não lembra do que aconteceu (Foto: Reprodução/TV Clube)

“Ofereceram dinheiro para eu não levar adiante. Disseram que eu podia pedir a quantia que quisesse para não denunciar”, falou. Na gravação, é possível identificar pelo rosto dois homens. Ninguém foi preso até o momento.

O G1 conseguiu entrevistar a moça e toda conversa foi acompanhada pela sua advogada. Envergonhada, Paula (nome fictício que usaremos para não identificar a jovem) falou que soube, por sua vizinha, que um vídeo com imagens suas havia sido compartilhado pelo WhatsApp.

“Não tive coragem de ver todo. Me sinto muito abalada com isso. É horrível”, falou.
Depois que as imagens se tornaram públicas, Paula disse que ficou com vergonha de sair na rua. Ela, que morava de aluguel com uma amiga, disse que a dona do imóvel pediu a casa após ela ter negado lhe mostrar o vídeo.

“Acho que ela ficou com raiva porque eu disse que não cabia a ela ver”. Além do vídeo, a polícia teve acesso ainda a fotos que expõem a intimidade da moça. Uma das imagens mostra a vítima visivelmente sem reação, deitada na cama com o vestido levantado e as partes íntimas à mostra. Na foto, um homem seminu aparece sentado próximo a ela.

Desde que o abuso contra ela se tornou público, Paula deixou a cidade de Sigefredo Pacheco, onde tinha ido morar e trabalhar como doméstica. Mãe de três filhos, ela está vivendo em outra cidade na casa de uma amiga da família. Os pais de Paula, que são agricultores, moram em Juazeiro do Piauí, distante 27 km e, desde que a filha se divorciou do ex-marido, criam os três netos, de 4,3 e 2 anos de idade.

Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo da matéria:

video-dinheiro-vitima-estupro

O abuso contra Paula aconteceu no dia 3 de junho, mas a denúncia só foi feita 11 dias depois porque, segundo a vítima, quando procurou a delegacia da cidade não havia escrivão para que o boletim de ocorrência fosse registrado. O caso só passou a ser investigado na terça-feira (14) quando a denúncia foi formalizada na Delegacia de Campo Maior, cidade 80 km distante de Sigefredo.

A polícia solicitou diversos exames, entre eles o toxicológico, para identificar qual substância havia na bebida que a vítima tomou. Para a advogada Josefa Miranda, muitas provas periciais foram prejudicadas pelo tempo que já se passou, mas o vídeo produzido pelos próprios suspeitos é a prova cabal.

Advogada da jovem diz que vídeo é suficiente para punição (Foto: Reprodução/TV Clube)

Advogada da jovem diz que vídeo é suficiente para punição (Foto: Reprodução/TV Clube)

“O fato dos exames terem sido realizados agora é insignificante porque o vídeo é a prova de tudo”, falou.

Segundo a advogada, sua cliente reconheceu três homens que aparecem no vídeo. As imagens, segundo a polícia, mostram quatro rapazes e pelo menos dois deles tocam a vagina da jovem, que está desacordada e não esboça nenhuma reação.

Para a advogada, mais homens participam do crime, contudo ela disse que vai aguardar a condução da investigação, mas ressalta que há provas suficientes para incriminar os suspeitos.

‘Não lembro de nada’

Na noite do crime, Paula e mais duas amigas saíram para se divertir em um festejo que acontecia no Assentamento Santo Antônio dos Campos Verdes, zona rural de Sigefredo Pacheco. Lá, elas foram convidadas pelos rapazes a beberem juntos.

“Eles me deram um copo de cerveja, tomei só meio copo e comecei a passar mal. Depois disso não lembro mais de nada”, falou.

Paula só acordaria no dia seguinte em sua casa e horas depois tomou conhecimento do abuso. Longe da cidade onde tudo aconteceu, a jovem, que estudou apenas até o 3º ano do ensino fundamental, prentende voltar para a casa da mãe, trabalhar e cuidar dos filhos menores.

Investigações

A polícia já ouviu as duas amigas de Paula e o dono do bar onde elas e os suspeitos de abusarem da jovem estavam bebendo. Uma das moças revelou que dois, dos quatro rapazes que aparecem no vídeo compartilhado pelo WhatsApp, levaram a vítima para casa desacordada e chegaram a dar banho nela. A amiga, que mora com a mulher abusada, revelou que ficou com um dos rapazes, mas não soube dizer se o outro homem que estava na residência abusou da moça e nem quem fez vídeos e as fotos.

Estupro coletivo é investigado pela delegacia regional de Campo Maior, no Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Estupro coletivo é investigado pela delegacia regional de Campo Maior, no Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)

“Essa amiga estava junto com a vítima na festa, mas foi para casa antes de moto porque, segundo ela, a moça estava desacordada e os rapazes se ofereceram para levá-la para casa de carro. Ela diz que a moça estava desacordada na cama. Supomos que o vídeo tenha sido feito no caminho da festa para a casa, mas as investigações estão no início. Ainda temos mais depoimentos para ouvir”, falou o delegado Lércio Evangelista.

A Polícia Civil já intimou quatro rapazes suspeitos de participação no estupro e divulgação das imagens e eles são aguardados para prestar depoimento nesta quinta-feira (16) na Delegacia Regional de Campo Maior.

Na noite de terça-feira (14), por quase três horas, a vítima prestou depoimento à delegada do Núcleo de Feminicídio do Piauí, Anamelka Cadena, na sede da Delegacia Geral, Centro de Teresina.

A delegada esclarece que o crime de estupro é configurado por ato sexual e/ou libidinoso sem o consenso da vítima. “Para existir estupro não precisa ter havido conjunção carnal. O ato libidinoso sem a autorização da pessoa é crime. No caso, a jovem está desacordada e não tem discernimento sobre o que está acontecendo, ou seja, o consentimento está comprometido”, explica

Outros casos

Em Pajeú do Piauí, uma menina de 14 anos foi violentada sexualmente por quatro rapazes, sendo três adolescentes e um maior de idade. A mãe da vítima chegou a flagrar o estupro que ocorreu no banheiro de um ginásio poliesportivo. O crime ocorreu dia 7 de junho.

No dia 20 de maio deste ano, uma garota de 17 anos foi encontrada desacordada e amarrada com uma de suas peças de roupa em Bom Jesus, Sul do estado. Quatro adolescentes e um jovem de 18 anos são investigados por suspeita de estuprar a moça.

Em maio do ano passado, quatro adolescentes com idades entre 15 e 17 anos foram brutalmente agredidas, estupradas e arremessadas do alto de um penhasco na cidade de Castelo do Piauí. Quatro menores foram apreendidos e um maior de idade preso suspeito de participação no crime.

Patrícia Andrade

Acesse no site de origem: Vítima de estupro diz que recebeu oferta de dinheiro para não denunciar (G1, 16/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas