Professores, aliados fundamentais para o fim da violência contra a mulher
Em todo o Brasil, profissionais de educação apostam no audiovisual e na criatividade para conscientizar adolescentes sobre relacionamentos abusivos e suas possíveis consequências. No país, 7% das vítimas de feminicídio têm entre 15 e 19 anos
(El País | 15/01/2021 | Por Mariana Kaipper Ceratti)
Quando um relacionamento se torna abusivo, como perceber isso e romper o ciclo de violência? Se a pergunta é desafiadora para adultos e especialistas ―tanto em comportamento quanto em segurança pública―, que dirá para quem está recém começando a vida amorosa e tem milhares de dúvidas e anseios.
Saber respondê-la, no entanto, pode significar a diferença entre a vida e a morte ―ou entre uma adolescência divertida ou traumática― em um país como o Brasil, onde as jovens estão todos os dias expostas à violência de gênero. Segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, as mulheres de 15 a 19 anos corresponderam a 7% das vítimas de feminicídio no Brasil em 2019. Além disso, para as mulheres, o auge da vitimização por estupro ocorre aos 13 anos: são 12% das vítimas, segundo a mesma publicação.