Cansada de ler sobre garotos, menina reúne 4.000 livros com garotas negras

13 de abril, 2016

(Folha de S. Paulo, 13/04/2016) Cansada de ler livros na escola sobre “garotos brancos e seus cachorros”, Marley Dias, 11, resolveu começar um desafio ousado: reunir mil livros cujas personagens principais fossem meninas negras.

Com ajuda de sua mãe, Janice, a garota, que vive em New Jersey, nos Estados Unidos, começou a campanha na internet em novembro do ano passado com a hashtag #1000blackgirlbooks (1.000 livros de garotas negras).

“Eu estava na quinta série e fiquei frustrada porque só líamos livros sobre garotos brancos e seus cachorros. Daí, eu falei com a minha mãe e ela me disse: ‘ok, mas o que você vai fazer sobre isso?’ E eu decidi que ia colecionar mil livros”, contou ela em entrevista à Folha.

“Não me entenda mal, eu gostava daquelas histórias, eu só queria algo que eu pudesse me relacionar com”, explicou.

Para Marley, se ver em um personagem é muito importante, porque ajuda a entender e a lembrar melhor da mensagem dos livros.

No começo, conta Janice, foi difícil. Elas receberam algumas doações, mas em janeiro, depois de aparecerem em um jornal, os livros começaram a chegar –e muitos, muitos deles.

Até agora, o projeto já reuniu mais de 4.000 livros (em um índice on-line, você pode dar uma olhada em 700 deles: ), muitos dos quais Marley e a organização social de sua mãe, a Grass Roots Foundation –que acabou participando ativamente da campanha e da organização dos livros–, doaram para a antiga escola da garota, além de outros colégios nos Estados Unidos e na Jamaica, onde Janice nasceu.

“Eu fiquei orgulhosa de mim por ter conseguido atingir o objetivo e depois ultrapassa-lo”, contou Marley. “E mil era um número grande para mim, porque eu só tenho 11 anos”, brinca.

Ela e sua mãe esperam continuar recebendo doações. “Acho que nós não tínhamos noção do dilema internacional que é essa questão da falta de diversidade e a Marley teve a chance de dar voz a um desafio que muitas pessoas preferem não falar”, disse Janice.

Marley Dias, 11, começou uma campanha para reunir 1.000 livros com protagonistas negras

Marley Dias escreve sua hashtag #1000blackgirlbooks em quadro (Foto: Divulgação)

Entre os favoritos de sua grande coleção, Marley destaca o livro Brown Girl Dreaming (não há traduções em português), que conta, em poemas, a história de uma garota afro-americana criada no sul dos Estados Unidos durante os anos 1960 e 1970, em um contexto de segregação racial.

“Eu gostei, porque foi um desafio ler esse livro, já que era poesia”, conta ela. “Foi bom para eu desenvolver minhas habilidades de leitura e foi muito divertido. Poesia é mais misterioso, porque os autores não tentam te contar o significado direto, você pode ir lendo e fazer o seu caminho.”

Agora, Marley já tem planos de formar um clube de leitura de livros sobre garotas negras. A ideia, explica ela, é que os participantes leiam o volume escolhido durante o verão e depois discutam por Skype ou na internet.

“São livros sobre garotas negras, mas, na verdade, os livros são para todas as pessoas que quiserem ler e você pode aprender muito neles sobre racismo e cultura”, diz ela.

Isabel Seta

Acesse o PDF: Cansada de ler sobre garotos, menina reúne 4.000 livros com garotas negras (Folha de S. Paulo, 13/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas