Em Belém, ministra da Seppir discute desafios pela busca da igualdade racial

28 de abril, 2015

(G1/Pará, 28/04/2015) Nilma Lino Gomes concedeu entrevista ao Bom Dia Pará desta terça, 28. Caravana pela superação do racismo segue com atividades na capital

A ministra Nilma Lino Gomes, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), está em Belém, onde participa das atividades da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo. A ação, que ocorre até esta terça-feira (28), prevê uma série de debates e encontros com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil com o objetivo de ampliar o debate e estabelecer parcerias para a promoção da igualdade racial no país.

Clique na imagem para assistir à reportagem

Clique na imagem para assistir à reportagem

A titular da Seppir concedeu uma entrevista aos apresentadores do Bom Dia Pará nesta terça-feira em que falou sobre os desafios pela busca da igualdade racial e as políticas públicas pela superação do racismo. (Assista ao vídeo acima)

Layse Santos: A reportagem mostrou que há entrevistados que consideram que houve avanço na promoção de políticas em busca de igualdade racial, porém, segundo eles mesmos relataram, há problemas de reparação. Em 2015 ainda vemos muitos casos de racismo. Qual o próximo passo, o que falta agora?

Ministra Nilma Gomes: Eu acho que o próprio fato de existir hoje no Governo Federal uma Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que por sinal é a única no mundo inclusive, nós temos outras secretarias e ministérios que se aproximam do tema, mas como a Seppir é uma experiência única e que tem sido referência para muitos outros países, já mostra que é um passo importante para promover essa igualdadade racial e superar ainda a situação que nós temos no país que afeta negros e negras principalmente.

Márcio Lins: É triste ver que isso ainda existe no país totalmente plural como o Brasil, que tem uma diversidade racial muito grande. O que tem que ser feito nesse caso? Há leis nesse sentido, há toda uma discussão, mas parece que é uma problema que ainda existe muito fortemente.

Ministra Nilma Gomes: Acho que além de aplicar a lei, porque as leis precisam ser aplicadas, como alguém falou na entrevista, nós temos aí um processo de educação e reeducação da nossa sociedade para lidar com as questões étnico-raciais e para construir essa igualdade no nosso dia a dia. Esse inclusive é um dos motivos da minha presença aqui no Pará. Eu estou começando uma caravana do nosso Ministério chamada Pátria Educadora, que é o lema da nossa presidenta Dilma, pela promoção da igualdade racial e superação do racismo, e essas políticas precisam se enraizar no restante do país. E esse é um dos nossos objetivos, do Ministério.

Layse Santos: Essa caravana, qual é a abordagem? Faz a abordagem nas escolas? Como é na prática?

Ministra Nilma Gomes: É um pool de atividades e nós dialogamos com os entes federados para saber os locais onde a ministra vai passar, quais serão os debates, as discussões, temos o encontro com a universidade, com os movimentos sociais, com os governos; discussão também com os parlamentares e o nosso objetivo principal é discutir a adesão dos estados e municípios ao nosso Sistema Nacional da Promoção de Igualdade Racial, o Sinappir, que é uma experiência inovadora que a Seppir traz que vai criar uma maior sinergia entre o Governo Federal e os demais entes federados na política de promoção da igualdade racial

Márcio Lins: Então seria tentar implementar nos estados e municípios essa política de igualdade racial?

Ministra Nilma Gomes: Isso. A Seppir existe há 12 anos e nesse tempo um dos seus objetivos é descentralizar a plítica da promoção de igualdade racial, que ela não seja só do Governo Federal, mas que também se estenda para os estados e municípios.E o nosso sistema implica nessa discussão porque nós já temos órgãos de promoção da igualdade racial e nós precisamos aumentar essa quantidade de órgãos em ter essa adesão justamente para que estados e municípios e movimentos sociais tenham condições de lutar pela superação do racismo.

Acesse no site de origem: Em Belém, ministra discute desafios pela busca da igualdade racial (G1/Pará, 28/04/2015) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas