Ipea e SEPPIR analisam a situação social da população negra

1151
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Ipea, 03/12/2014) O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) lançaram nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o livro Situação Social da População Negra por Estado, realizado pelo Ipea em parceria com a SEPPIR.

Na ocasião, o presidente do Ipea, Sergei Soares, e a ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, irão apresentar os principais resultados do estudo que usou como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2001 e 2012.

A pesquisa levou em consideração quatro aspectos: características fundamentais das famílias; escolaridade; seguridade social; trabalho e renda da população negra em comparação com a branca. Os dados apontaram que, em relação ao salário, a população negra continua recebendo menos que a população branca. Em 2001, 38,1% da população negra recebia até 1/4 de salário mínimo enquanto a população branca que recebia esse valor era de 17,3%.

Além da versão impressa da publicação, também serão divulgados anexos (que estarão disponíveis no Portal Ipea) com a atualização dos dados presentes no livro para o ano de 2013.

 

Compartilhar: