Ministério lança campanha contra racismo na religião

10 de maio, 2016

(SEPPIR, 10/05/2016) Objetivo é sensibilizar a população para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa dirigida a povos e comunidades de matriz africana e de terreiros

O Ministério das Mulheres da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos lançou, nesta segunda-feira (9/5), a campanha “Não importa sua crença, Acredite no Respeito”‬, que aborda o racismo e a intolerância direcionados a religiões de matriz africana e de terreiros.

Leia mais: 
Secretário de Direitos Humanos abre reunião da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (SDH, 10/05/2016)
Governo federal lança campanha no enfrentamento à intolerância religiosa (SDH, 10/05/2016)

O objetivo da campanha é a valorização da diversidade religiosa da sociedade brasileira, sensibilizando o público em geral quanto à importância do respeito à diversidade de suas crenças e convicções, e com enfoque no racismo sofrido pelos povos e comunidades negras tradicionais.

Segundo a secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Givânia Silva, um dos maiores desafios que a população negra ainda enfrenta é o desrespeito e a intolerância em relação a suas formas de expressar a fé.

“As religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, que sempre foram alvo de preconceito e generalizações, também têm enfrentado uma onda de agressões e ataques contra seus símbolos e instituições. Nesse sentido, a atuação do governo federal se dá em três esferas: o combate ao preconceito, a proteção à população e a promoção da igualdade racial”, explicou a secretária.

A campanha será veiculada na TV, rádio e internet no período de duas semanas. Clique aqui e saiba mais.

Denúncias por intolerância religiosa aumentam no Brasil

O Disque 100, principal canal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos para registro de denúncias, contabilizou no ano passado o total de 556 denúncias de intolerância religiosa, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Há cinco anos, quando o serviço começou a registrar denúncias de discriminação por religião, foram contabilizados apenas 15 casos. Dessa forma, o canal teve aumento de 3.706% nos registros de denúncias por intolerância religiosa no Brasil. O ritmo de crescimento de denúncias deste tipo tem sido subido a cada ano. Somente em relação à 2014, foram registradas no ano passado 273% mais casos de violações em intolerância religiosa.

Acesse no site de origem: Ministério lança campanha contra racismo na religião (SEPPIR, 10/05/2016)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas