Representantes da SEPPIR participam de evento alusivo à Década Internacional de Afrodescendentes na Espanha

568
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

Membros da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) estiveram em Madri, capital da Espanha, no último dia 19/01, para participar de ato referente à Década Internacional de Afrodescendentes. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data será celebrada de 2015 a 2024, a partir do tema “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”.

(SEPPIR, 25/01/2016 – acesse no site de origem)

Organizado pela Agência Espanhola de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (AECID), o evento teve por objetivo o estreitamento de laços no âmbito dos países ibero-americanos, Espanha e Brasil.

Durante a atividade, a chefe de gabinete da SEPPIR, Tamara da Silva, apresentou os avanços e desafios enfrentados pelo país na implementação das ações previstas para o decênio. A ocasião foi propícia, ainda, para destacar as políticas de enfrentamento ao racismo consolidadas em nível nacional.

Entre as ações mencionadas, a instalação da delegacia de repressão a crimes de racismo, intolerância religiosa, xenofobia e afins no Estado do Paraná; o Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos; bolsa-prêmio para ingresso de afrodescendentes na diplomacia brasileira, em parceria com o Instituto Rio Branco; estágio para jovens negros na ONU, com bolsa integral; elaboração de cartilhas sobre a temática do racismo; e a visita da Secretária Luislinda Valois a quilombos em situação de conflitos.

Pela Secretaria, também esteve presente o assessor técnico Rick dos Santos.

Década Afro

As atividades no Brasil serão desenvolvidas sob a coordenação da SEPPIR, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Para outras informações, visite o site decada-afro-onu.org.

Compartilhar: