Revezamento da tocha olímpica: uma homenagem às mulheres e negras e aos negros do país

03 de maio, 2016

(SPM, 03/05/2016) O revezamento da tocha olímpica rumo aos Jogos Rio 2016 – Olimpíadas e Paralimpíadas no Brasil – começou nesta terça-feira (03/05) em Brasília (DF). Reconhecido como um dos países com maior diversidade étnica e cultural do mundo, o Brasil escolheu a bicampeã olímpica Fabiana Claudino, capitã da Seleção Brasileira de Voleibol, para ser a primeira pessoa a carregar a chama olímpica em solo brasileiro, numa homenagem às mulheres, bem como às negras e aos negros do nosso país.

Leia mais: Fabiana, a primeira condutora: “Como mulher e como negra, esse momento representa muito para mim” (Brasil 2016, 03/05/2016)

“Sou negra, mulher, brasileira e atleta. A emoção de representar todo o povo brasileiro na chegada da chama olímpica em solo brasileiro é difícil de caber dentro do peito. Agradeço a Deus por sempre me permitir viver emoções únicas e especiais”, escreveu Fabiana, em sua conta numa rede social. O revezamento da tocha olímpica iniciou após cerimônia com a Presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto que contou com as presenças da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, da Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, e outras autoridades e personalidades do esporte.

Segundo Beatriz Gregory, coordenadora-geral de Direitos do Trabalho das Mulheres e responsável pelas políticas de esporte e lazer para as mulheres no Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, este é um momento ímpar para o nosso país e importante para as mulheres. Presente no evento, ela lembrou que além de recebermos grandes eventos esportivos no Brasil, foi recentemente sancionada a Lei nº 13.272/2016, que instituiu 2016 como o Ano do Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Revezamento da tocha olímpica: uma homenagem às mulheres e negras e aos negros do país (SPM, 03/05/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas