Seppir e PNUD reforçam parceria para combater o racismo

30 de junho, 2016

(Seppir, 30/06/2016) Prioridades foram discutidas nesta quinta-feira (30/06) em encontro no gabinete da secretária Luislinda Valois

“Alinhar prioridades e projetos com o objetivo de fortalecer as políticas de promoção da igualdade racial” foi o tema da reunião ocorrida nesta quinta-feira (30/06), no gabinete da secretária da Seppir, Luislinda Valois. O encontro contou com duas representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, a assistente para programa Maristela Baioni, e a oficial de monitoramento e avaliação – ponto focal de gênero e raça, Juliana Wenceslau.

“Acolhimento do meu povo preto, tão discriminado, é o que queremos. Somos competentes, mas nos falta oportunidade para mostrar nossa capacidade”, afirmou a titular da Secretaria. “Queremos negros no ápice, nos espaços de poder”, acrescentou.

Para a assistente do PNUD, é preciso dar continuidade às políticas que visem superar as desigualdades. “Reforçar diálogos, a fim de garantir os direitos humanos, o combate ao racismo, a dignidade, faz parte do nosso dever”, disse Baioni.

Cooperação

Durante o encontro, foram discutidos alguns projetos que tiveram a parceria dos dois órgãos, como o Sistema de Monitoramento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SMPPIR. Por meio da ferramenta, é possível visualizar painéis e mapas da situação dos quilombolas, além de dados sobre a taxa de homicídios de jovens negros.

Também foi abordado o fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – Sinapir. Regulamentado pelo Decreto n° 8.136/2013, o Sistema foi instituído pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), como forma de organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país.

Acesse no site de origem: Seppir e PNUD reforçam parceria para combater o racismo (Seppir, 30/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas