Cresce em 30% as denúncias de violações a crianças e adolescentes em cenário doméstico

01 de julho, 2025 g1 Por Lídia Rodrigues

Denúncias foram registradas no painel de dados do Ministério de Direitos Humanos, comparando o primeiro semestre de 2023 com o de 2025.

O número de denúncias de violações a crianças e adolescentes cresceu 30% neste ano, em comparação ao primeiro semestre de 2023. As denúncias foram feitas no painel de dados da Ouvidoria Nacional do Ministério dos Direitos Humanos.

Nesse levantamento, os cenários possíveis são a casa da vítima, de familiares, de terceiros, do suspeito ou casa onde reside a vítima juntamente ao suspeito. A faixa etária filtrada foi de crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos.

Dentro de cada denúncia pode haver uma ou mais violação de direito humano. Em 2023, foram registradas 91.138 denúncias. Dentro desse total de denúncias, foram totalizadas 535.613 violações à integridade de crianças e adolescentes. Já em 2025, foram 119.319 denúncias, com 752.412 violações.

Os registros estão classificados como violação à integridade física, psíquica, patrimonial e negligencia contra a criança e ao adolescente. Todas as denúncias se enquadram em alguma dessas categorias.

A advogada Thais Dantas, presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB de São Paulo, diz que “esse crescimento no número de denúncias pode significar que a população não está mais se silenciando perante casos de violação a crianças e adolescentes. Ainda que se fale mais sobre o assunto e dos canais de denúncias, temos que observar que esse aumento no número de denúncias é bastante alarmante”.

Acesse a matéria no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas