Direito à vida sob ameaça, por Rosane Garcia

Violência Obstétrica Direitos Sexuais e reprodutivos Direitos das Mulheres Foto: Mídia Ninja

Foto: Mídia Ninja

16 de novembro, 2022 Correio Braziliense Por Rosane Garcia

“Negligência médica tem mais casos investigados”, informa a manchete do caderno de Cidades, do Correio (11/11). A reportagem dos colegas Edis Henrique Peres e Mila Ferreira revela que há um grave problema no atendimento obstétrico que põe em risco a vida de gestantes, puérperas e recém-nascidos na rede pública. Entre 2018 e outubro deste ano, são 95 casos em apuração; e de 2019 até o mês passado, foram instaurados 16 processos disciplinares, sendo sete neste ano.

Seriam erros, descuidos, ou violência obstétrica, ou haveria problemas na capacitação dos profissionais da saúde? O número de ocorrências tanto na rede pública quanto privada é assustador e aumenta a insegurança em relação aos profissionais que têm compromisso com a vida de seus pacientes.

Com os avanços tecnológicos na medicina, inovações técnicas e equipamentos super modernos, costumava-se dizer que, hoje, seria injustificável a morte de mulheres no parto. Essa lógica perdeu sentido. Vidas de mulheres e bebês têm sido perdidas. As explicações são insatisfatórias e, quando não, injustificáveis para quem sofreu a perda da mulher, da filha esperada, como ocorreu no caso de Mariana Cardoso Vieira, 37 anos, e da bebê Luíza Vitória. Ambas morreram, em 22 de outubro, por complicações na cesariana, no Hospital Regional de Samambaia.

A crise na saúde pública não é exclusiva do Distrito Federal. Ela se alastra por todo o país. Mas é triste e inexplicável o atendimento médico-hospitalar na capital da República não seja exemplo às demais unidades da Federação, considerando que há um fundo constitucional que destina verba para o setor no DF. Quem não tem plano de saúde é submetido a longas filas nos hospitais. Muitos chegam a morrer na portaria das emergências. Enfrentam dificuldades para marcar uma consulta ambulatorial, o que retarda o cuidado necessário para o reencontro com a saúde e o bem-estar. Para outros, chega a ser dramático necessitar de tratamento contínuo na unidade hospitalar, que exige o cumprimento de periodicidade determinada pelos protocolos médicos e científicos, e deparam-se com falta de equipamentos, medicamentos e até de profissionais habilitados.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas