O uso da inteligência artificial no combate à violência política de gênero, por Bianca Maria Gonçalves e Silva e Noemi Araújo Lopes

mojahid-mottakin-wL62EXeO0P8-unsplash

Foto: Mojahid Mottakin/ Unplash

15 de maio, 2023 Uol Por Bianca Maria Gonçalves e Silva e Noemi Araújo Lopes

A inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta de ajuda para diversos setores da sociedade, como para os programadores, consultores em assuntos de recursos humanos, marketing, advogadas e advogados em processos judiciais e até para bancos e corretoras na redução de riscos quanto aos investidores. Nesse contexto, entendemos que a IA pode também servir como instrumento para a redução dos índices de violência e conscientização da sociedade, como no combate à violência política de gênero, auxiliando ativistas, pesquisadores, juristas, candidatos e candidatas, mulheres eleitas e demais atores envolvidos.

Como uma forma de teste, fizemos o seguinte questionamento ao Chat GPT: como a inteligência artificial pode ajudar no combate à violência política de gênero no Brasil? E, eis sua resposta (aprimorada) apontando cinco possibilidades de atuação da IA: Monitoramento de redes sociais: a IA pode buscar discursos e comportamentos que incitem ou promovam a violência política de gênero. Algoritmos de análise de sentimento e processamento de linguagem natural podem ser aplicados para detectar palavras-chave e padrões de linguagem que indiquem discurso de ódio e violência.

Acesse matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas