1 em cada 5 mulheres teme ser vítima de violência sexual no Brasil, aponta IBGE

08 de dezembro, 2022 g1 Por Victor Farias

Levantamento inédito foi feito com base nos dados da Pnad Contínua do quarto trimestre de 2021. Entre os homens, o percentual é de 5,7%. Ao todo, 40% da população teme ser vítima de algum crime na rua.

Uma em cada 5 mulheres (20,2%) afirma que tem muita chance ou chance média de ser vítima de agressão sexual, indica o Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do quarto trimestre de 2021.

O levantamento inédito, feito com pessoas de 15 anos ou mais de idade, aponta também que o percentual de homens que avaliam ter esse nível de risco é bem menor: 5,7%. Os dados fazem parte de uma pesquisa mais ampla que avaliou a sensação de segurança dos brasileiros no final do último ano.

No geral, os brasileiros atribuíram maior risco de serem vítimas de crimes relacionados ao patrimônio, como ser assaltado ou roubado com violência na rua (40%), ser assaltado no transporte coletivo (38,1%), ter seu carro, moto ou bicicleta roubado (37,2%) e ter seu domicílio roubado ou furtado (29,5%).

Outros temores aparecem em um patamar mais baixo no levantamento. O percentual dos que avalia com muita chance ou média chance de serem vítima de agressão física é 18,1%; o de estar no meio de um tiroteio 16,4%, mesmo percentual do de ser vítima de uma bala perdida.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas