Denúncias relacionadas à importunação sexual aumentam 158% em janeiro de 2023

Meu nome não é psiu Belo Horizonte

Ato pelo fim do assédio contra as mulheres, em Belo Horizonte/MG. Foto: Mídia Ninja

27 de fevereiro, 2023 Jornal Nacional Por Redação

Números aumentaram em relação ao mesmo mês de 2022. A polícia acredita que muitas vítimas se sentem constrangidas ou têm receio de procurar a delegacia e, por isso, o número pode ser maior.

As denúncias pelo crime de importunação sexual vêm crescendo em todo o país. Uma mulher caminhava pela rua quando um motociclista se aproximou e apalpou o corpo dela e caiu. “Não tive reação nenhuma, só gritei, no momento eu gritei com ele, falei que era um absurdo e subi para minha casa”.

Uma adolescente de 17 anos também foi vítima enquanto aguardava o ônibus. O homem, que estava de bicicleta, passou a mão no corpo dela e fugiu. “Eu não sabia o que eu fazia, se eu gritava, se eu corria, se eu ia atrás”.

Nos dois casos, as vítimas registraram boletim de ocorrência, e a polícia abriu investigação.

O número de denúncias no país, relacionadas a importunação sexual, aumentou 158% em janeiro deste ano, na comparação com janeiro do ano passado.

Desde que importunação sexual virou crime em 2018, a quantidade de processos também cresceu, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. A pena pode chegar a 5 anos de prisão.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas