Estado de SP registra em média 34 casos de estupro por dia no 1° trimestre de 2021

13 de maio, 2021

(G1| 13/05/2021 | Por Redação Bom Dia SP)

O estado de São Paulo registrou em média 34 casos de estupro por dia no primeiro trimestre de 2021, segundo levantamento do Instituto Sou da Paz.

No primeiro trimestre, foram registrados 3.113 estupros no estado, 7% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o Instituto, 75% das vítimas são vulneráveis – adolescentes menores de 14 anos.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que analisa os dados e que o estado tem intensificado as ações de combate à violência sexual. Uma das medidas citadas é a Delegacia de Defesa da Mulher online. A secretaria também falou que 970 pessoas foram presas por crime de estupro no primeiro trimestre.

Segundo Carolina Ricardo, diretora executiva do Instituto Sou da Paz, o combate à violência sexual exige medidas que vão além da área da segurança pública. É preciso investir em ações de educação e conscientização.

“O levantamento mostrou que 75% dos estupros são contra vulneráveis, crianças e outros públicos sem condições de se defender. Por isso é muito importante além de fortalecer os canais de acesso à denúncia, é preciso fazer um trabalho formativo com quem está em volta dessas crianças. Os profissionais, as babás, as pessoas que moram nos prédios onde essas crianças vivem. É preciso ter muitos olhos nessas crianças para que seja possível identificar esses casos.”

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas