Mulheres que sofrem abuso sexual têm mais risco de danos cerebrais, diz estudo

22 de setembro, 2021

Exames de ressonância magnética mostraram alterações no cérebro das vítimas semelhantes aos indicadores de derrame, demência e perda cognitiva

(CNN | 22/09/2021 | Por Sandee LaMotte)

Mulheres que foram abusadas sexualmente têm um risco maior de desenvolver um tipo de dano cerebral que tem sido associado ao declínio cognitivo, demência e derrame, descobriu um novo estudo.

“Pode ser abuso sexual na infância ou agressão sexual quando adultas”, disse a autora do estudo Rebecca Thurston, professora e diretora do Laboratório de Saúde Biocomportamental da Mulher da Escola de Graduação em Saúde Pública da Universidade de Pittsburgh.

“Com base em dados populacionais, a maioria das mulheres sofre suas agressões sexuais no início da adolescência e no início da idade adulta”, acrescentou ela, “portanto, essas são provavelmente as primeiras experiências das quais estamos vendo as marcas mais tarde na vida”.

Manifestações físicas

O novo estudo, apresentado na quinta-feira (16) na reunião anual da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, adiciona um crescente corpo de pesquisas sobre o impacto de longo prazo da agressão sexual no corpo e na mente.

“Precisamos manter nossa atenção nesta questão da violência sexual contra as mulheres e não deixá-la cair do radar da sociedade, porque continua a ser um grande problema de saúde da mulher”, disse Thurston.

Acesse a matéria completa no site de origem

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas