Paula Sant’Anna e Cristião Rosas são convidados do evento online, que apresenta dados da pesquisa “Percepções sobre estupro e aborto previsto por lei”
(Agência Patrícia Galvão | 06/12/2021)
Na próxima segunda-feira (13/12), às 17h, o Instituto Patrícia Galvão promove o webinário “Informação sobre direitos para derrubar barreiras no acesso ao aborto pós-estupro”, com a participação da defensora pública Paula Sant’Anna Machado de Souza e do médico Cristião Rosas. As diretoras do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo e Marisa Sanematsu, irão mediar o encontro online, que será transmitido ao vivo pelos canais da Agência Patrícia Galvão no Facebook e Youtube.
Conheça os convidados:
- Paula Sant’Anna Machado de Souza é defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Nudem/DPSP)
- Cristião Rosas é ginecologista e obstetra, vice-presidente da Comissão Nacional Especializada em Violência Sexual e Interrupção Gestacional Prevista em Lei da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetricia (Febrasgo) e coordenador da Rede Médica pelo Direito de Decidir – Global Doctors for Choice / Brasil.
Série de webinários
O evento online é o quinto da série de webinários que debate os dados da pesquisa de opinião “Percepções sobre estupro e aborto previsto por Lei” realizada pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva em 2020. Segundo o levantamento, 82% das brasileiras e brasileiros concordam que o aborto deve ser permitido em caso de estupro, no entanto, apenas metade da população (54%) conhece a Lei do Minuto Seguinte, que garante atendimento às vítimas de estupro nos serviços de saúde sem a necessidade de fazer um boletim de ocorrência. Para saber mais, acesse aqui.
Assista a outros encontros da série:
- Percepções da população brasileira sobre o estupro de meninas e mulheres, com Rita Lima, do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal (NUDEM/DPDF), e Daniela Pedroso, psicóloga do Núcleo de Violência Sexual e Abortamento Previsto em Lei, do Hospital Pérola Byington, em São Paulo/SP.
- Percepções da população brasileira sobre aborto pós-estupro, com a antropóloga, professora e pesquisadora do Instituto Anis, Debora Diniz.
- Redes de apoio e saídas institucionais em caso de aborto pós-estupro, com Lívia Almeida, coordenadora do Núcleo de Defesa das Mulheres da Defensoria Pública do Estado da Bahia e Mônica Gomes, assistente social com atuação na temática de violência de gênero, no sistema de justiça e no Sistema Único de Saúde (SUS).