(Agência Senado) O Senado lançou nesta terça-feira (13) a obra Senadoras – Dados Biográficos (1979-2012). Publicado pela Gráfica do Senado, o livro resulta de pesquisa da Secretaria de Arquivo sobre as 44 senadoras que ocuparam uma cadeira na Casa desde 1979, quando uma mulher chegou ao Senado pela primeira vez.
A primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), assina o prefácio da obra e entregou um exemplar à presidente Dilma Rousseff, que esteve na sessão especial do Senado, pela manhã, de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.
Por sua vez, a diretora-geral do Senado, Dóris Peixoto, que participou de encontro com a presidente Dilma Rousseff, na sala de audiência da presidência da Casa, aproveitou para também repassar exemplares da obra à ex-senadora e ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, atualmente licenciada do cargo de senadora.
De acordo com Dóris Peixoto, as biografias são um referencial seguro para se perceber a importância da participação da mulher na vida política brasileira, em especial no Parlamento, onde as leis são aprovadas.
– A publicação é uma forma de o Senado reiterar o valor que dá à atuação das mulheres senadoras e do que vem construindo ao lado dos senadores por um país melhor, mais moderno e mais justo para todos, homens e mulheres.
Divididas em dois volumes, que somam 1.022 páginas, as biografias estão organizadas em ordem alfabética e seguem um modelo com informações pessoais, currículo e produção legislativa. Há ainda quadros com a bancada feminina por ano; relação da representação feminina por legislatura; relação das profissões e idades das senadoras na data da posse; e quantidade de senadoras por estado nos últimos 33 anos. Uma nota técnica contextualiza o leitor em um breve histórico da evolução da participação feminina na política, com as primeiras iniciativas de deputados em 1910, a conquista do direito ao voto, em 1932, e a chegada de uma mulher ao Senado, apenas em 1979.
Atualmente, o país tem dez senadoras: Ana Amélia (PP-RS), Ana Rita (PT-ES), Ângela Portela (PT-RR), Ivonete Dantas (PMDB-RN), Kátia Abreu (PSD-TO), Lídice da Mata (PSB-BA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Acesse em pdf: Livro conta história de todas as senadoras da história do Brasil (Agência Senado – 13/03/2012)