Diariamente, somos expostos aos conteúdos divulgados pelos grandes canais de mídia e comunicação. Apesar da significativa importância e impacto dessas fontes em nossa visão de mundo, raramente questionamos o perfil dos redatores nos principais veículos de comunicação do Brasil.
Movidos pelo questionamento sobre quem produz opinião na grande mídia, o Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa (GEMAA) tem desenvolvido estudos que investigam o perfil racial e de gênero das pessoas que escrevem e comandam os principais jornais do país.
Depois de analisar o perfil de colunistas e autores de textos de opinião das primeiras páginas das publicações, nos aprofundamos em todas as páginas dos três maiores jornais impressos do Brasil: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo.
Para a pesquisa, foi extraída uma amostra aleatória de 21 edições publicadas entre janeiro e julho de 2021 de cada um dos três veículos. Em seguida, codificamos manualmente as informações de todas as pessoas que assinaram matérias ou colunas publicadas. Cerca de 60% dos autores são homens e apenas uma mulher trans foi identificada, na posição de convidada pontual.