Uma em cada quatro mulheres alcança cargos de liderança em corporações e na universidade

Mulheres trabalhando em home office. Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

30 de maio, 2023 Jornal da USP Por Camilly Rosaboni

Evento no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP discute os desafios enfrentados por mulheres na busca por posições de liderança e constituição de carreira

Na próxima quarta-feira, 31 de maio, das 14h30 às 16 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove o encontro A Inserção das Mulheres na Diplomacia e na Academia. Para participar, é necessário se inscrever pelo formulário. O evento conta com a coordenação de Janina Onuki, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e da antropóloga Nadège Mézié, representante do Consulado Geral da França em São Paulo.

Entre as participantes, estarão a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e a professora de Direito Comercial da Faculdade de Direito (FD) da USP, Sheila Neder, discutindo a participação feminina na diplomacia e na academia e refletindo sobre seu significado, as trajetórias e os desafios enfrentados por mulheres que ocupam posições de liderança.

Ao Jornal da USP, Janina comenta as dificuldades de mulheres para alcançar altos cargos e constituir carreira. “As instituições se preocupam com o tema de uma forma ainda muito incipiente. Nós observamos mulheres participando na diplomacia e na academia, mas com muitas dificuldades de ascensão na carreira”, lamenta Janina.

Segundo o estudo Women in the Workplace 2022 da McKinsey & Company, cargos de executivos como CEO, CFO e CTO permanecem predominantemente masculinos e brancos. Apenas um em cada quatro líderes era mulher, sendo uma em cada 20 uma mulher negra. Entre as dificuldades que impedem o crescimento profissional, está a escassez de representatividade feminina na liderança, a sobrecarga de trabalho somada à falta de reconhecimento e o preconceito latente que faz com que elas recebam menos suporte nas atividades.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas