O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região esteve representado por sua atual secretária-geral e presidenta eleita, Neiva Ribeiro, em audiência pública realizada na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira 15, convocada por iniciativa da deputada Juliana Cardoso (PT-SP), que debateu o Trabalho Livre de Violência e Assédio – Ratificação da Convenção 190 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A Convenção 190 – que reconhece que o assédio moral ou sexual no trabalho leva à violação dos direitos humanos e ameaça a igualdade de oportunidades – é o primeiro tratado internacional a formalizar o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio.
Confira a íntegra da Convenção 190 da OIT
Desde 2019 nós lutamos muito pela ratificação da Convenção 190 da OIT. Quando nós começamos a discutir essa convenção, não tínhamos espaço no Brasil para dialogarmos sobre essas questões, uma vez que a misoginia e o ódio não permitiam esse diálogo. E, mesmo assim, as mulheres que aqui estão, dos movimentos sociais e sindicais, se colocaram para fazer essa defesa (…) E, agora, nós podemos vir aqui na Câmara dos Deputados, temos uma representação para fazer uma audiência pública, o presidente da República colocou o debate para o Congresso discutir. Antigamente, nós nem podíamos vir até esta casa”, destacou a presidente eleita do Sindicato ao abrir a sua fala.